Prefeitura anotou demandas da comunidade e anunciou benfeitorias em diversas áreas
A Prefeitura convidou e a população atendeu ao chamado, enfrentando a noite fria. Cerca de 370 pessoas compareceram, nesta quinta-feira (31/07), à sexta “Plenária Cidadã 2025” para a elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029, realizada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim”, no Remanso Campineiro. Além da cúpula do Executivo, o evento reuniu um terço do Poder Legislativo e inúmeros populares, inclusive de outros bairros, como Orestes Ôngaro, Jd. Amanda, Jd. Adelaide e Jd. Sumarezinho, por onde as plenárias regionais já passaram.
Após a fala das autoridades, pelo menos oito pessoas apresentaram diretamente ao prefeito José Nazareno Zezé Gomes e sua equipe sugestões de obras, serviços e políticas públicas em diversas áreas, como saúde, cultura, atendimento à Melhor Idade, trânsito e transporte, esporte e lazer, meio ambiente, sustentabilidade e tratamento de esgoto. Outras foram convidadas a participar virtualmente, ali mesmo, utilizando o celular ou outro dispositivo eletrônico, para votar em um leque de opções disponibilizados no portal “Fácil Hortolândia” (veja abaixo).
Foi o caso do microempreendedor Márcio Cipriano de Oliveira, de 46 anos, que mora no Jd. Adelaide. Da plateia, acompanhou tudo com atenção, mas optou por se manifestar virtualmente. Diz que veio à plenária pela segunda vez para entender mais sobre sobre como se dá o planejamento e a seleção de prioridades pelo Poder Público.
“Precisamos entender como está sendo gasto o dinheiro público”, comenta ele, interessado em conhecer melhor as políticas públicas da área de meio ambiente e sustentabilidade, como as ações de reflorestamento.
Morador do Remanso Campineiro, Renato Salvador, foi o primeiro a se manifestar, presencialmente. Cabelos brancos, voz firme, pediu ao prefeito que implante mais uma UBS (Unidade Básica de Saúde) na cidade. A jovem Viviane, vinda do Orestes Ôngaro, fez duas solicitações: mais opções de cultura voltadas às mulheres e outra unidade do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade).



Zezé Gomes acompanhou pacientemente cada demanda, argumentou e trouxe boas novas aos presentes em diversas áreas, como a chegada de mais oito ônibus elétricos e a renovação de toda a frota de linhas municipais em janeiro de 2026; a implantação de três novas UBSs na cidade (Jd. Amanda, Jd. Terras de Santa Maria e nas proximidades do Jd. Sumarezinho); a contratação de pelo menos 34 novos GMs (guardas municipais), locação de seis de motos para patrulhamento e 96 totens que utilizarão inteligência artificial no enfrentamento à criminalidade; a conquista de mais um prêmio na área ambiental agora em agosto; e a entrega à população de parte da obra do Pq. Socioambiental Jd. Amanda.
Outra novidade foi anunciada pelo vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César. Segundo ele, a Prefeitura pretende ampliar a rede de CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade), abrindo unidades no Jd. Rosolém e no Jd. Nova Europa. Atualmente, existem duas unidades, uma no Remanso Campineiro e no Jd. Amanda.



Na reunião do Remanso Campineiro, mais dois secretários municipais puderam apresentar as ações de suas áreas: Denis Crupe, da Saúde, e Silvania Anízio, de Assuntos Jurídicos. Até o momento, também já falaram Antonio Agnelo Bonadio (Finanças); Fernando Moraes (Educação, Ciência e Tecnologia); Eliane Nascimento (Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos); Marcos Panício, o Mercadão (Serviços Urbanos), Renato Sarto (Obras) e Dimas Pádua (Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação).
Consulta pública pela internet
As plenárias fazem parte da consulta pública, em realização pela Administração Municipal, sobre o planejamento e a condução das políticas municipais, para o período que vai de 2026 a 2029. A consulta pública acontece tanto por meio das reuniões presenciais por região, quanto pela internet.
Pela internet, a população pode utilizar uma ferramenta digital, criada pela Prefeitura, para votar, de casa mesmo, nas ações que julgar prioritárias. É o portal “Fácil Hortolândia”, que pode ser acessado neste link. A participação vai ajudar o Poder Público a elaborar o Plano Plurianual 2026-2029.
De acordo com a Secretaria de Finanças, o Plano Plurianual é uma lei municipal, aprovada pelo Poder Legislativo, que trata do planejamento de médio prazo do município. Nela, o Poder Executivo define os objetivos estratégicos da Administração Pública para um período de quatro anos, estabelece os programas e os indicadores que serão usados para medir seu andamento, bem como as ações de governo, com suas metas físicas a serem atingidas, ano a ano.
O PPA é considerado a principal peça orçamentária de uma cidade, pois contém a estratégia do governo eleito pela população para enfrentar os principais problemas daquela localidade. É com base no que foi definido nele que, a cada ano, o município elabora a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).
Confira abaixo o cronograma das “Plenárias de Participação Cidadã 2025”:
5/8 | 18h30
Local: EMEF “Samuel da Silva Mendonça”
Rua São Luiz, 276 | Jardim Nova Europa
7/8 | 18h30
Local: EMEF “Salvador Zacarias Pereira Junior”
Avenida Adail Alves Silva, 525 | Jardim Novo Ângulo
12/8 | 18h30
Local: EMEF Jardim Boa Esperança
Rua do Canário, 400 | Jardim Boa Esperança