Ação em parceria entre o PROCON municipal e estadual tem o objetivo de evitar venda e consumo de bebida alcoólica adulterada
Em Hortolândia, não há espaço para a venda de bebida adulterada na cidade. Agentes do PROCON, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, continuam atentos para evitar a comercialização do produto que causa sérios danos à saúde do consumidor e afeta o trabalho de donos de estabelecimentos comerciais que trabalham de maneira correta.
Em parceria com o PROCON Estadual, nesta sexta-feira (10/10), das 18h às 22h, acontece a Operação De Olho No Copo, onde os servidores irão visitar bares, restaurantes e adegas, em diferentes regiões da cidade orientando comerciantes e consumidores sobre cuidados na hora de comprar, vender e consumir bebidas alcoólicas. Outro objetivo será esclarecer a população sobre os critérios adotados pela força-tarefa nas investigações e interdições de estabelecimentos onde são encontradas bebidas adulteradas.
“Além de orientar a população, esta ação contribui também com o comerciante que realiza seu trabalho de maneira correta. A suspeita das vendas destas bebidas causa prejuízo aos estabelecimentos já que o consumidor irá evitar realizar o consumo de produtos e, até mesmo, frequentar os bares e restaurantes como é corriqueiro, principalmente, aos finais de semana. Este trabalho do PROCON será importante para esclarecer dúvidas e fortalecer o elo entre comerciante e consumidor”, orienta a diretora do PROCON Hortolândia, Dra. Eliane Daluio Costa.
FIQUE ESPERTO
Entre as dicas do PROCON de Hortolândia para evitar o consumo de bebida alcoólica adulterada estão: procurar estabelecimentos conhecidos ou dos quais tenha se tenha referência, desconfiar de preços muito baixos, observar a apresentação das embalagens e o aspecto do produto como lacre ou tampa tortos, rótulo desalinhado ou desgastado, erros de ortografia ou logos com variações, ausência de informações e outras imperfeições perceptíveis são alertas para quem realizará a compra.
No momento do consumo, ao notar alguma diferença, não se deve fazer testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida. Esse tipo de práticas não são seguras nem conclusivas. Após ingerir a bebida alcoólica, o consumidor deve ficar atento a sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência e, em caso de necessidade, buscar atendimento médico imediato.
PROCON PRÓXIMO À POPULAÇÃO
O Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, fortalece a rede de proteção ao consumidor da cidade e, agora, passa a atender a população para esclarecer dúvidas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um dia por semana em diferentes horários. A iniciativa tem o objetivo de integrar a descentralização dos serviços públicos aumentando o acesso da população aos seus direitos sem que a pessoa necessite sair do seu bairro ou região.
ATENDIMENTO
O PROCON Hortolândia orienta os consumidores a denunciarem irregularidades pelo telefone ou pessoalmente no Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Angelo Augusto Perugini”, rua Professora Celina Franceschini Bueno, nº 100, Jardim Metropolitan, Hortolândia/SP – CEP 13.184-792. Telefones: (19) 3965-1400 – Ramais 7022 / 7034, WhatsApp (19) 99635-4208, e-mail procon@hortolandia.sp.gov.br.