Viaduto da Vila Real será entregue em dezembro

Sonho antigo da população começa a se concretizar; prefeito Zezé Gomes destaca que obra será um presente de Natal para os hortolandenses

Após mais de quatro décadas de espera, Hortolândia está prestes a concretizar um dos mais antigos e importantes anseios da comunidade da Vila Real: a entrega do viaduto sobre a linha férrea, que ligará a avenida São Francisco de Assis à avenida Santana. Em reunião realizada nesta terça-feira (30/07), o prefeito Zezé Gomes recebeu a confirmação de que a obra poderá ser finalizada em dezembro deste ano.

O encontro, realizado no Paço Municipal Palácio dos Migrantes Angelo Augusto Perugini, contou com a presença do prefeito, acompanhado dos secretários municipais Atílio Pereira (Mobilidade Urbana) e Sérgio Torrecillas (Obras), além da secretária adjunta de Planejamento, Andreia Missio.

Representando a Rumo Logística, empresa responsável pela construção do viaduto, participaram os relações governamentais Frederico Daguer Abdalla e Marcelo Rodrigues, além de outros técnicos da companhia.

Durante a reunião, Frederico Abdalla afirmou que os trabalhos seguem dentro do cronograma e que a expectativa é concluir a obra viária no último bimestre de 2025. “Estamos confiantes na entrega para o final do ano. Faltam apenas os ajustes finais e a finalização das passagens estruturais”, afirmou o representante da Rumo.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Zezé Gomes. Para ele, o viaduto representa mais do que uma ligação viária entre bairros. Trata-se da realização de um sonho acalentado por diversas gerações da população da região da Vila Real.

“Esse viaduto será um grande presente de Natal para os hortolandenses, que há mais de 40 anos reivindicam essa ligação. É uma conquista histórica para a cidade e para a mobilidade urbana. Ganha a população, ganha o comércio local e ganha a segurança de todos, motoristas e pedestres”, destacou o prefeito.

Zezé Gomes reforçou ainda que, além da obra do viaduto, a Prefeitura concentrará esforços nas melhorias do entorno, para garantir que toda a região receba a estrutura adequada e compatível com o novo eixo de circulação que será aberto.

“Vamos cobrar a empresa loteadora que se comprometeu, em documento assinado, a realizar a duplicação do trecho da avenida Santana. A obra precisa estar de acordo com o novo sistema viário criado a partir da implantação do viaduto. Além disso, estamos atentos à recuperação da Praça da Igreja Matriz, uma parte fundamental da identidade da Vila Real, e que teve uma porção desafetada para viabilizar a obra. A nossa meta é entregar tudo junto, completo e revitalizado”, afirmou Zezé.

MELHORAR FLUXO URBANO

A construção do viaduto é vista como uma das mais estratégicas para o futuro do sistema viário de Hortolândia. Atualmente, a passagem sobre a linha férrea na região está parcialmente comprometida, o que obriga motoristas a realizar longos desvios, gerando perda de tempo, aumento no consumo de combustível e riscos de acidentes em cruzamentos improvisados.

Com a conclusão da obra, a mobilidade urbana será significativamente aprimorada, oferecendo uma rota direta entre importantes avenidas da cidade, diminuindo a distância entre bairros e impulsionando o desenvolvimento econômico da região da Vila Real e adjacências.

“Obras como essa não aparecem do dia para a noite. Elas são o resultado de muito diálogo com as concessionárias, articulação política, planejamento técnico e, sobretudo, respeito pelo cidadão. Desde o início da nossa gestão, tratamos essa pauta com prioridade, e agora estamos vendo o resultado. É mais uma prova de que Hortolândia está avançando com seriedade e compromisso”, completou Zezé Gomes.

O viaduto da Vila Real integra um conjunto de obras estruturais que a Prefeitura de Hortolândia tem executado para melhorar o fluxo urbano da cidade.

OUTRAS INTERVENÇÕES

Recentemente, a administração municipal entregou outras intervenções viárias importantes, como a construção do Superviário, a entrega dos viadutos do Jardim Nova Europa e Rosolen e seguem outras obras importantes que estão em curso, como por exemplo a duplicação e prolongamento da avenida Panaíno, a ligação do Santa Emília e do Jardim Sumarezinho ao Superviário, novo viaduto da avenida Santana sobre a rodovia dos Bandeirantes e novos viários nas regiões do Jardim Santa Clara do Lago e Jardim Amanda.

“Nosso objetivo é deixar a cidade cada vez mais conectada, acessível e humana. O viaduto da Vila Real é um símbolo disso tudo. É a ponte entre o passado e o futuro de uma cidade que trabalha para cuidar das pessoas”, finalizou o prefeito.