Pintura de vagas especiais facilita embarque e desembarque para PCDs e idosos em ruas de três bairros de Hortolândia

Ação foi concluída pela Prefeitura no entorno de templos religiosos e comércios de bairros

Garantir a facilidade na mobilidade urbana e contribuir com o deslocamento de pessoas com deficiência e idosos. Este trabalho também é parte das ações de equipes da Prefeitura nas ruas de Hortolândia. A implantação de vagas para estacionamento destinadas a esta parcela da população continua. Nesta semana, a Administração Municipal pintou vagas (uma para PCD e outra para idosos), nas ruas Leandro Silva Oliveira (Jd. Nossa Senhora Auxiliadora), Ceará (Jd. São Jorge) e Rio Negro (Pq. Orestes Ôngaro). 

No entorno destas vias há templos religiosos e diversos comércios locais. O objetivo da pintura das vagas é facilitar o embarque e desembarque dessas pessoas na área. Além disso, uma lombada foi implantada em frente ao modernizado Campo do Remanso Campineiro. O dispositivo também recebeu pintura e faz parte do pacote de ações para o aumento da segurança viária ao redor de espaços públicos de lazer como praças e parques.

Durante a madrugada desta quinta-feira (15/05), equipes da Prefeitura de Hortolândia realizaram o reforço e a implantação da sinalização de solo em vias do Jardim Rosolém que darão acesso ao novo viaduto. A estrutura segue em obras, sobre a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), e ligará o bairro ao Jardim Sumarezinho. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trabalho foi concluído no trecho entre as ruas Emma Fredericci Giraldelli e Papa João Paulo II. Na área foram pintadas faixas de pedestres, faixas de retenção, faixas duplas amarelas e alertas “PARE”. A ação organiza o trânsito nas ruas de acesso para o viaduto quando o dispositivo for liberado, contribuindo com a visibilidade de pedestres e motoristas para evitar acidentes na região. O trecho onde a sinalização foi realizada está bloqueado para o tráfego (clique no link).

SINALIZAÇÃO GARANTE TRÂNSITO ORGANIZADO

Desde o início do ano, ruas no entorno de 19 unidades de ensino receberam a pintura e a implantação da sinalização de solo. O trabalho também  já aconteceu nas ruas de acesso ao novo viaduto do Jardim Rosolém (praça “A Poderosa” e comércios), nas ruas ao redor do Campo do Remanso Campineiro,  em ruas próximas da “Praça da Penha”,  na Avenida José Augusto de Araújo e em todos os cruzamentos de vias localizadas nas adjacências entre o Jardim Nossa Senhora Auxiliadora  e o Parque do Horto. 

O serviço contemplou a avenida Fermino Maltarollo (Câmara Municipal), pontos de ônibus na rua Pérola, no bairro Chácaras Assay, na rua Almada Negreiro, no Jardim Amanda, na rua Florianópolis, no bairro Residencial João Luiz, ao lado do Condomínio Quinta dos Eucaliptos, no Jardim São Sebastião, e na avenida Jardim Botânico, próximo ao Terminal Metropolitano, beneficiando os bairros Jardim de Mônaco, Jardim Jatobá e Parque Olívio Franceschini.

Além das novas vagas especiais no Jardim São Jorge, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Parque Orestes Ôngaro, também receberam vagas especiais ruas no entorno do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) e do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no bairro Remanso Campineiro e do Fundo Social de Solidariedade. 

Trechos da ciclovia da avenida Olívio Franceschini (parada Pq. dos Pinheiros do transporte coletivo intermunicipal), parte interna do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), Vila Inema e da Vila Real (ao lado das obras de construção do novo viaduto) foram outras áreas contempladas. No ano passado, reforços e novas pinturas de sinalização de solo da cidade contabilizaram 20 mil metros de ruas. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, em 2025, a meta é ultrapassar este número.