Transporte coletivo “331 Especial” terá saídas do Terminal Metropolitano de Hortolândia direto para o local do feirão
A Prefeitura de Hortolândia contribui com o deslocamento da população para chegar até o 1º Feirão de Empregos. O evento acontece sexta-feira (04/07), das 9h às 16h, na Estação Cidadania de Esportes Deputado Luiz Lauro Filho, localizada na rua João Guimarães Rosa, 242, Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, exclusivamente para este dia, o transporte coletivo urbano municipal estará reforçado com a implantação da linha “331 Especial”. A integração será feita no Terminal Metropolitano, de onde o veículo irá partir. A linha especial será circular, fazendo os pontos de parada no trajeto até a Estação Cidadania, e servindo de extensão da linha 331, que já existe.
CONFIRA O ITINERÁRIO DA LINHA 331 ESPECIAL NA SEXTA-FEIRA
Terminal de Hortolândia, Avenida Santana, Avenida Brasil, Avenida Anita Garibaldi, Avenida Cora Coralina, Rua Fernando Sabino, Rua João Guimarães Rosa, Rua Joana de Camargo Gigo, Rua Eulálio Moraes de Oliveira, Rua Amélia Buzeto de Camargo, Rua Atanásio Gigo, Rua Joana de Camargo Gigo, Rua João Guimarães Rosa, Rua Fernando Sabino, Avenida Cora Coralina, Avenida Anita Garibaldi, Avenida Brasil, Avenida Santana e Terminal de Hortolândia.
CONFIRA A PREVISÃO DOS HORÁRIOS DE CIRCULAÇÃO DA LINHA:

FEIRÃO DE EMPREGOS
Com o Feirão de Empregos, o objetivo da Prefeitura de Hortolândia é disponibilizar 3.000 vagas de emprego, nas modalidades efetivo, estágio, temporário, Jovem Aprendiz, Primeiro Emprego e PCDs (pessoas com deficiência). O evento terá a participação de 60 empresas e agências de emprego da cidade e região (confira abaixo algumas das empresas).

CURRÍCULO DIGITALIZADO
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação orienta que os interessados compareçam, preferencialmente, com o currículo em formato digitalizado no celular. A recomendação é para agilizar o processo de inscrição. Cada empresa disponibilizará em seu estande um QR Code para que o público se inscreva às vagas oferecidas.
Pessoas que trouxerem currículo em formato papel também poderão participar do feirão. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará a digitalização dos currículos.
A fim de organizar o fluxo de atendimento pelas empresas, a entrada no feirão será feita mediante senha, que será entregue a cada pessoa.
PCDS
O feirão também promoverá a inclusão profissional de PCDs (pessoas com deficiência). Esse público que for ao feirão, e porventura não tiver o laudo médico para comprovar sua condição, poderá fazer o documento no local.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma empresa participante terá um profissional médico que atenderá PCDs para fazer o laudo.
PALESTRAS
O feirão contará ainda com a participação de entidades que ministrarão ao público palestras sobre emprego e legislação trabalhista. Dentre as entidades participantes estão:
– OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
– Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)
– Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
O feirão terá ainda presença de instituições de ensino como Escola Técnica de Hortolândia – Centro Paula Souza (ETEC), Instituto Federal São Paulo – Câmpus Hortolândia (IFSP), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e The Trust For The America. Também participarão outras secretarias municipais de Hortolândia que irão oferecer serviços e dar orientações. O feirão contará ainda com área de food trucks.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Côrrea Pádua, destaca que o evento é uma ação que a Prefeitura realiza para estreitar as relações entre a força de trabalho e às unidades produtivas do município e da região.
“Por meio do feirão, nosso objetivo é calibrar toda a dimensão empregatícia de Hortolândia, a fim de sintonizar tanto a demanda de vagas de trabalho, quanto a oferta de força de trabalho. Ressaltamos também que o evento proporciona a possibilidade de trabalhadores migrarem para outras ocupações. Por fim, outro fator importante é que o evento irá permitir diagnosticar oportunidades efetivas, junto com nossos processos de capacitação, e assim, envolver ações intersetoriais entre as secretarias municipais”, salienta o secretário.
SALDO POSITIVO
Ao longo deste ano, Hortolândia tem conseguido manter saldos positivos de geração de vagas de emprego. Prova disso é que em fevereiro o município obteve o melhor saldo desde 2020, quando foi iniciada a série histórica do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o levantamento registra mensalmente os números de admissões e demissões de trabalhadores formais em âmbito nacional e nos municípios.
O levantamento apontou que, em fevereiro deste ano, o município teve saldo de 553 vagas. Também em fevereiro, Hortolândia criou a maior quantidade de vagas de emprego da série histórica. Foram feitas 3.073 admissões. Já o número de demissões foi 2.520. O saldo é obtido por meio da subtração entre o número de admissões e o número de demissões.
Empresas participantes:
– Adere
– Belgo
– CAF– Confibra
– Dell
– Desktop
– EMS
– Greenbrier Maxion
– Grupo Belarmino
– Honda
– Leroy Merlin
– Longitude
– Marelli
– Mercado Livre
– Patrus
– Rosolen Transportes
– Safetline
– Shopping Hortolândia
– Wickbold, entre outras.