Hortolândia executa limpeza e manutenção de vias e equipamentos públicos danificados pela chuva desta segunda-feira (22/09)

Equipes da Prefeitura executaram retirada de árvores caídas ou tombadas e manutenção de equipamentos de trânsito

A chuva intensa com vendaval registrada em Hortolândia, nesta segunda-feira (22/09), causou vários problemas na cidade. Desde a segunda-feira, quando a chuva amainou, e ao longo da manhã desta terça-feira (23/09), as equipes da Prefeitura realizam serviços de limpeza e manutenção.

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos executam a limpeza de vias públicas que ficaram sujas com lama. Também é realizada a retirada de árvores caídas ou tombadas por causa do vendaval. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, até esta terça-feira, foi registrada a queda de dez árvores em diferentes regiões da cidade.  

O vendaval também provocou problemas em equipamentos de trânsito. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, até a segunda-feira, nove semáforos ficaram apagados em razão da queda de energia.

O vendaval também causou o deslocamento de 16 braços projetados de semáforos. Braços projetados são estruturas metálicas que servem para dar suporte e posicionar os semáforos. De acordo com a Secretaria, na manhã desta terça-feira os serviços já haviam sido realizados e a situação normalizada. Ainda durante a manhã desta terça-feira, as equipes de trânsito da secretaria executaram a troca de um semáforo de pedestre que foi abalroado na esquina da avenida da Emancipação com a rua Presidente Tancredo Neves.

A Prefeitura de Hortolândia reforça para a população que o descarte correto de materiais recicláveis e resíduos deve ser feito nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) ou LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), localizados em diferentes regiões do município, disponibilizados pela Prefeitura. A lista de PEVs e LEVs está disponível no portal da Prefeitura por meio deste LINK.

A Prefeitura ainda alerta os moradores a fazer o descarte correto desses materiais nos PEVs ou LEVs para evitar que esses objetos sejam levados pelas águas da chuva e causem o entupimento da rede subterrânea. Esse problema pode provocar prejuízos para a própria cidade. 


FORNECIMENTO DE ÁGUA

Também por causa da queda de energia, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa responsável pelo abastecimento de água no município, divulgou na segunda-feira nota na qual informou sobre a interrupção do serviço.

De acordo com a empresa estadual, a rede de energia foi restabelecida na noite da segunda-feira, o que possibilitou a retomada do abastecimento da água durante a madrugada. O serviço já foi normalizado nesta terça-feira.

Com base em boletim meteorológico emitido pela Defesa Civil estadual, a Defesa Civil municipal, sistema vinculado à Prefeitura, informa que a previsão é que, entre esta terça e quinta-feira (25/09), ocorra a entrada de uma massa de ar frio. O tempo será marcado por sol entre muitas nuvens, podendo haver pancadas de chuva isoladas. Ainda durante esse período, haverá queda da temperatura, principalmente de madrugada e início da manhã. Já entre esta sexta-feira (26/09) e sábado (27/09), o tempo volta a ficar estável, com sol entre poucas nuvens, mas a temperatura ainda segue amena.