Equipes de fiscalização da Prefeitura passaram a utilizar novo uniforme na cor preta, este mês
Hortolândia adota mais uma ação importante para oferecer mais segurança à população na saúde. A Prefeitura forneceu novos coletes de identificação na cor preta para a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde. As equipes já começaram a utilizar o novo uniforme este mês.
De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária do município, Uilson Ferreira Malheiros, o colete é utilizado pelas equipes em ações de fiscalização. O órgão fiscaliza aspectos sanitários em lojas e estabelecimentos comerciais, fábricas, indústrias e empresas privadas prestadoras de serviços de saúde.
“O colete é importante para melhor identificação dos agentes pela população. E assim garantir maior segurança nas ações externas que realizamos”, explica o chefe do setor.
Os novos coletes têm escritas as palavras “Autoridade Sanitária” nas costas. Já na parte frontal, perto do peito, os uniformes trazem as palavras “Vigilância em Saúde” e o brasão do município. Além do colete, os fiscais sanitários são identificados por meio de credenciais com nome e foto.
Anteriormente, as equipes da Vigilância Sanitária municipal eram identifcadas por coletes na cor azul. O uniforme antigo era utilizado desde a pandemia. Os novos coletes na cor azul também são utilizados pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, também órgão da Secretaria. Já os agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), também vinculada à Secretaria de Saúde, utilizam camisetas na cor verde e coletes na cor ocre.
O chefe da Vigilância Sanitária ressalta ainda que o uso do colete é uma ação importante para coibir a ação de falsários que aplicam golpes na população, por meio dos quais eles se fazem passar por agentes de fiscalização sanitária.