Hospital Municipal de Hortolândia participa de programa federal de capacitação ministrado pelo Hospital Sírio-Libanês

Equipe do Sírio-Libanês fez primeira visita técnica à unidade hospitalar gerenciada pela Prefeitura, nesta quarta-feira (12/03)

Hortolândia avança com mais capacitações para evitar óbitos e melhorar o atendimento à população na saúde. O Hospital Municipal Mario Covas, gerido pela Prefeitura, participa do projeto Saúde em nossas mãos – Atitudes que salvam vidas. A iniciativa é do governo federal em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, da cidade de São Paulo, e outras instituições hospitalares de referência nacional.

O projeto promove uma programação de atividades de capacitação para as equipes de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). As formações, on-line e presenciais, são ministradas por profissionais do Hospital Sírio-Libanês. A unidade hospitalar de Hortolândia é uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do programa.

A coordenadora de assistência da UTI do Hospital Municipal Mario Covas, Patricia Rodrigues, explica que a meta do projeto é minimizar em até 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). As IRAS podem acometer um paciente que passa por algum procedimento ou durante o período de internação hospitalar. Essas infecções podem causar diversos malefícios à saúde do paciente e, inclusive, levar a óbito.

De acordo com o Ministério da Saúde, as IRAS são um dos principais fatores de alta mortalidade em UTIs hospitalares no Brasil. A taxa de mortalidade em decorrência das IRAS varia de 23% a 27%.

“As IRAS geram maior tempo de internação para o paciente e maior custo para as instituições hospitalares. Daí, a importância de realizar o projeto”, destaca a coordenadora.

O Hospital Municipal de Hortolândia começou a participar do projeto em dezembro do ano passado. A duração do projeto vai até dezembro de 2026. A programação de capacitações ministradas à equipe da UTI acontece todo mês.

“As capacitações também apresentam ferramentas de gestão. O objetivo é fazer com que as equipes das UTIs promovam mudanças e melhorias em protocolos de assistência em saúde. Essas ferramentas já foram validadas por mais de 300 hospitais públicos que compõem o SUS”, explica a coordenadora.

VISITA TÉCNICA

Nesta quarta-feira (12/03), a UTI do Hospital Municipal de Hortolândia recebeu a primeira visita técnica da equipe multidisciplinar do Hospital Sírio-Libanês responsável por ministrar as capacitações. Durante a visita, a equipe do Sírio-Libanês realizou uma apresentação do projeto para os profissionais da UTI do hospital municipal.

De acordo com a coordenadora Patricia Rodrigues, os profissionais do Hospital Sírio-Libanês fizeram uma avaliação positiva da UTI da unidade hospitalar do município.

“Eles destacaram o envolvimento e o engajamento da nossa equipe de assistência em saúde. Além disso, eles também fizeram apontamentos sobre melhorias e adequações a serem feitas. Nós dissemos que já estabelecemos protocolos e avanços em alguns dos apontamentos feitos por eles”, salienta a coordenadora.

De acordo com o Hospital Municipal Mario Covas, atualmente a equipe de assistência à saúde da UTI é formada por 56 profissionais de diferentes especialidades e áreas, dentre as quais enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, dentre outras. A UTI do Hospital Municipal Mario Covas foi inaugurada em 2022 e conta com dez leitos.

O diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e coordenador do SAMU, Renato Lopes Machado, reforça a importância do hospital municipal de Hortolândia participar do projeto.

“Esse projeto é primordial para reforçar a segurança dos pacientes. E ainda destaca a importância de práticas seguras no cuidado à saúde, com adoção de técnicas eficazes para prevenir infecções. Isso garante um tratamento eficaz e recuperação mais rápida aos pacientes”, ressalta o diretor.