Ação será no dia 24/08, com concentração em frente da Regional do Jardim Amanda
O Agosto Lilás, campanha nacional de sensibilização pelo fim da violência contra a mulher, em Hortolândia, também tem a prática esportiva como aliada nesta luta que é de todos. No dia 24/08, um domingo, a partir das 7h30, a Prefeitura organiza uma caminhada que representa a continuidade desta causa. Dizer não à violência contra a mulher é cuidar de todas.
A Caminhada do Agosto Lilás é mais um ato realizado neste importante mês. A concentração terá início em frente à Regional do Jardim Amanda (rua Antônio Francisco Lisboa, 576) e vai até a feira livre do bairro (avenida Brasil). Para participar, basta vestir lilás, ir até o local e caminhar por um futuro mais seguro e igualitário. A campanha segue ao longo do mês com outras atividades educativas em escolas, unidades de saúde e espaços públicos. (clique e confira todos os eventos do Agosto Lilás).
INÍCIO DA CAMPANHA
No dia 7 de agosto, a Prefeitura de Hortolândia promoveu, no Paço Municipal Palácio dos Migrantes, o Dia D do Agosto Lilás. O evento contou com a participação do prefeito, Zezé Gomes, da secretária municipal de Inclusão e primeira-dama, Maria dos Anjos, do vice-prefeito, Cafu César, além de servidores públicos e lideranças da rede de proteção. A atividade também marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006 e reconhecida internacionalmente como uma das legislações mais importantes no combate à violência doméstica.
“Essa luta é de todos nós. Precisamos construir uma cidade onde nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência. A Lei Maria da Penha salvou muitas vidas e, em Hortolândia, temos um trabalho sério sendo feito por meio do CRAM. Nosso governo não se omite diante da dor de ninguém. Seguiremos investindo em políticas públicas que acolhem, protegem e dão dignidade às mulheres da nossa cidade”, afirmou o prefeito Zezé Gomes.
O CRAM – Centro de Referência e Atendimento à Mulher em situação de violência doméstica – é um equipamento da Prefeitura de Hortolândia vinculado à Secretaria de Governo. O serviço oferece atendimento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de proteção. Desde sua criação, o CRAM tem sido referência regional no enfrentamento à violência de gênero.
“A mulher que sofre violência não precisa estar sozinha. Nosso trabalho no CRAM é garantir apoio, escuta e proteção para que ela possa romper o ciclo da violência. Hoje é um dia de conscientização, mas todos os dias são dias de luta e acolhimento”, destacou a secretária Maria dos Anjos.
O município também reforça a importância do canal Disque 180, que funciona 24 horas por dia e recebe denúncias de forma anônima. O atendimento do CRAM pode ser acionado presencialmente ou por meio dos canais da Secretaria de Inclusão.