Programa Cuidar beneficia mais 167 gestantes em Hortolândia

Futuras mamães de todas as regiões da cidade retiraram, nesta quarta-feira (26/03), kits do programa social da Prefeitura

Aproximadamente 150 futuras mamães de Hortolândia, retiraram, na manhã desta quarta-feira (26/03), kits do Programa “Cuidar”, durante a terceira cerimônia de entrega deste ano. Criado em 2022 pela Prefeitura, o Programa presta atendimento integral a gestantes e puérperas, residentes na cidade e acompanhadas no período pré-natal por profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), em UBSs (Unidades Básicas de Saúde). 

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, já foram entregues, até agora, mais de 4 mil kits de maternidade, 167 somente nesta etapa. As faltantes ao evento retirarão o kit posteriormente nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) da região onde moram.

A cerimônia lotou o auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. As mamães presentes ouviram com atenção as recomendações passadas pela pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama, sobre a importância do acompanhamento feito pela equipe de saúde antes e depois do parto, do aleitamento materno, da vacinação e da necessária rede de apoio, tanto emocional, quanto de natureza prática, à mulher que acabou de ter um filho. 

“Esse Programa não é só um bem material, o kit. É um começo, um mimo, um carinho que a Prefeitura tem para com esse munícipe que está chegando nessa cidade”, explicou a médica, reforçando: “O aleitamento materno protege a criança de várias infecções, diminui o risco de alergias e diarreia. Não é só um alimento. É proteção e saúde. Então, quando alguém vier falar que o leite está fraco, lembre-se disso. É preciso ver como a criança está se desenvolvendo, se está ganhando peso”, orientou ela.

O evento reuniu, além de gestantes e familiares, servidores, gestores e autoridades do Executivo e do Legislativo, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros, e representantes das quatro secretarias participantes: Saúde; Inclusão e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e Educação, Ciência e Tecnologia. 

“O Programa Cuidar traz pra gente um simbolismo muito grande. Talvez para muitos esse kit nem precisa, financeiramente falando. Mas quando a gente tem esse simbolismo aqui, tem a forma como a gente vem olhando o ser humano. E isso é muito importante. É a gente cada vez mais proporcionando algo melhor na vida das pessoas. Ontem mesmo, estivemos em São Paulo, recebendo lá o prêmio de uma educação de excelência na nossa cidade. Coisa bacana, que cada vez mais motiva a gente a dar algo ainda melhor, a fazer o nosso melhor. O nosso governo, toda essa equipe que vocês viram aqui, procura, no dia a dia, dar algo melhor para o nosso povo. É cuidando do empreendedorismo, é cuidando daqueles que trabalham. É isso que nós queremos proporcionar a vocês. Algo melhor pro papai e pra mamãe, curso profissionalizante para que vocês possam se formar, ter essa capacitação para ir pro mercado de trabalho”, afirmou Zezé Gomes.

Moradora do Jd. Nova América, Luana Carvalho, de 28 anos, aguarda a chegada do primeiro filho, o garotinho Lucca. A fisioterapeuta autônoma se diz encantada com o Programa. “Parabéns à Prefeitura de Hortolândia! Achei bem completo este kit. Embora eu tenha ganho bastante coisa, vai ajudar bastante, principalmente a banheira e a manta.  Não tenho do que reclamar do atendimento. Já fiz vários exames de ultrassom e tenho acompanhamento com bons médicos. Como estou com diabetes gestacional, a Prefeitura disponibilizou até um aparelho para eu acompanhar a glicemia, diariamente”, revela a gestante.

A dona de casa Jaqueline Ap. da Silva Honório, de 36 anos, moradora do Jardim Novo Ângulo, espera pelo quinto filho – uma menininha que se chamará Maria Helena. A mais velha, de 13 anos, veio com ela à cerimônia de entrega. “Vai ajudar bastante este kit. São muitos gastos. Acho que gastaria uns R$ 300 se fosse comprar tudo isso”, avaliou ela, ansiosa como se fosse estreante em termos de maternidade.

Sobre o Programa “Cuidar”

O Programa Cuidar foi criado para atender mulheres que fazem pré-natal na rede pública e, a partir da 34ª semana de gestação, com base em relação enviada pela Secretaria de Saúde, recebem o kit. Além de acompanhar e orientar as futuras mães durante o processo de gestação, o programa promove iniciativas voltadas à inclusão social, educação e empregabilidade de membros do núcleo familiar.

“Esse programa nos dá a oportunidade de cuidar das pessoas, como a gente vem fazendo, com todas as secretarias. Quando a gente vê, mês a mês, 100, 170 mãezinhas, que vêm aqui para receber o seu kit, consegue visualizar o cuidado por cada mãe, por cada criança que está sendo gerada nesse ventre, seja pela Saúde, pela Inclusão, pela Educação, pelo Desenvolvimento e em todas as fases. O Programa Cuidar vem para isso, para descobrir todas as dificuldades que a criança passa, que a mãe passa, para lembrar vocês da importância da vacinação, para lembrar a vocês o quanto vocês precisam cuidar desse bem que Deus confiou a vocês. Então, eu quero que vocês se sintam sempre acolhidas e saibam que aqui estão pessoas para servir ao cidadão de Hortolândia e para cuidar das pessoas de Hortolândia”, ressaltou Maria dos Anjos, secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Assim como na entrega anterior, ao final da cerimônia, as gestantes atendidas receberam os kits do “Programa Cuidar”. Eles contêm itens a serem utilizados tanto na saída da maternidade quanto no dia a dia, em casa. Confira:

  • 1 cobertor
  • 1 toalha
  • 2 macacões
  • 2 “bodies” com calça
  • 1 saída da maternidade
  • 1 pacote de lenço umedecido 
  • 3 meias 
  • 3 Luvas
  • 1 pacote de fralda de boca com 3 unidades (fralda em tecido)
  • 1 sugador de leite
  • Termômetro
  • 1 pomada
  • 1 sabonete líquido
  • 2 pacotes de absorventes
  • 1 banheira
  • 1 mochila térmica impermeável