Palácio dos Migrantes vira atração do Turismo Industrial em Hortolândia

Paço Municipal recebeu a visita de 100 visitantes, nesta sexta-feira (28/11)

O projeto “Turismo Industrial: Bastidores do Progresso”, em realização pela Prefeitura, teve mais uma edição, na manhã desta sexta-feira (28/11). Desta vez, a atração principal foi o “Palácio dos Migrantes” – Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, localizado na Rua Profa. Celina Franceschini Bueno, 100, no Jardim Metropolitan, na região do Jd. Novo Ângulo.

Cerca de 100 pessoas participaram da visita, dentre elas alunos da E.E. (Escola Estadual) Hedy Madalena Bocchi, integrantes da AHDEV (Associação Hortolandense de Deficientes Visuais) e membros da equipe técnica da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia. Eles foram recebidos pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

“Nosso projeto Bastidores do Progresso é uma iniciativa que abre as portas do Paço Municipal e das nossas empresas para a população. Ver mais de 100 visitantes — estudantes, jovens patrulheiros, pessoas com deficiência visual e representantes da nossa comunidade — caminhando pelos corredores onde as decisões da cidade acontecem, me enche de orgulho. Esse projeto mostra, na prática, que governar é estar perto das pessoas. É permitir que cada cidadão conheça os serviços, a história e o trabalho diário que move Hortolândia. É promover inclusão, educação e pertencimento. Quando a população entende como a cidade funciona, ela passa a sonhar e construir junto com a gente”, afirmou Zezé Gomes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, destacou a importância da valorização do patrimônio público e da integração entre a população e o poder público, por meio do turismo institucional e educativo.

Durante o tour guiado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o grupo teve a oportunidade de ver de perto o funcionamento da sede do governo municipal. Os visitantes conheceram os principais setores do prédio público, incluindo:

  • O mural “Linha do Tempo do Memorial Perugini”, na Praça de Atendimento, no saguão;
  • o Departamento da Junta Militar de Hortolândia, próxima ao saguão;
  • o jardim do terraço da Ala Sul, no segundo andar;
  • salas de reuniões;
  • setores técnicos e operacionais
  • salas administrativas.

Ao longo da atividade, representantes de diversos departamentos colaboraram com o projeto, apresentando as rotinas e serviços realizados em áreas como: Cultura, Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Obras, Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, entre outros. Para garantir uma experiência didática e inclusiva, o percurso foi adaptado com descrições acessíveis para os visitantes com deficiência visual. Uma das metas do projeto é promover acessibilidade e compreensão de todos os espaços visitados.

Ao final da visita, foi exibido um vídeo institucional sobre a estrutura e o funcionamento do Paço Municipal, reforçando o compromisso com a transparência e aproximação da gestão pública com a população. Também foi servido um coffee break aos visitantes, com um dos produtos que destacam a cidade no cenário nacional: o pão de queijo. 

A Associação do Pão de Queijo de Hortolândia, representada pela presidente Mara Pereira Mendes, disponibilizou muitos pães de queijos assados para a degustação. Também cedeu obras artísticas emolduradas que representam a tradição gastronômica local, clicadas pelo fotógrafo Benhur.

Para os visitantes, foi um dia para guardar na memória.

“Hoje foi o encerramento das aulas de Braille e foi muito importante essa visita. Obrigado pela oportunidade de nos proporcionar esta vivência que tivemos. Todos os alunos ficaram muito felizes em participar e conhecer todo o prédio da Prefeitura e conhecer as secretarias, os departamentos. Tudo isso foi muito importante para o crescimento pessoal de cada um deles”, afirmou a presidente da AHDEV, Paula Neves. 

Saiba mais sobre o Projeto “Bastidores do Progresso”

O “Bastidores do Progresso” é um projeto de turismo industrial e institucional, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, cujo objetivo é aproximar a comunidade do setor produtivo e da gestão pública, por meio de visitas guiadas a empresas locais e ao Paço Municipal. 

É uma iniciativa que promove educação, inclusão, valorização da história e desenvolvimento socioeconômico, conectando estudantes, associações, empreendedores, Melhor Idade e cidadãos ao que move a cidade.

O projeto busca fortalecer o turismo industrial e institucional da cidade, consolidando Hortolândia como um território de oportunidades, inovação e valorização da memória coletiva.