Prefeitura segue com as ações semanais contra o mosquito; nesta semana, as equipes da Prefeitura fazem busca ativa na região do Parque do Horto e nebulização no Jardim Amanda
O calor segue intenso em Hortolândia. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça a importância de cada morador fazer sua parte no combate ao Aedes aegypti, vetor de transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika. O município continua a fazer a parte dele com as ações semanais contra o mosquito. Nesta semana, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde, percorre a região do Parque do Horto para realizar a busca ativa. Já outras equipes do órgão estão no Jardim Amanda para executar a nebulização.
De acordo com o veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, a situação das arboviroses requer atenção e cuidados redobrados por parte da população. “Estamos em fase de transmissão intensa. Em praticamente todos os bairros da cidade temos casos positivos. Por isso, reforçamos a importância de cada morador colaborar com o município no combate ao Aedes aegypti”, alerta o veterinário.
Dentre os cuidados elencados pelo veterinário estão o uso de repelente. Outra medida importante é evitar deixar em quintais e áreas externas das residências objetos que possam acumular água de chuva, tais como:
– garrafas PET
– embalagens plásticas
– pneus velhos
Vale sempre lembrar que água parada é a condição que favorece a reprodução do Aedes aegypti. É em água que a fêmea do inseto deposita ovos que darão origem a mais mosquitos.
A Prefeitura reforça que esses materiais acima citados devem ser descartados de forma correta nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis), localizados em diferentes regiões do município. A lista de PEVs está disponível no portal da Prefeitura por meio deste LINK.
“E no caso do aparecimento de sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya, orientamos o morador a procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora ou de referência para receber o tratamento adequado”, reforça o veterinário.
De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 4.221 casos notificados de Dengue, dos quais 1.398 casos positivos, um óbito confirmado e dois óbitos em investugação. Já de Chikungunya são cinco casos notificados, dos quais um caso positivo e quatro estão em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.
TESTE RÁPIDO E VACINA
Além da busca ativa e nebulização, a Prefeitura de Hortolândia disponibiliza teste rápido aos moradores para detecção de Dengue. O município também continua com a vacinação contra a doença. Em Hortolândia, o imunizante está disponível nas UBSs. A aplicação é feita diariamente, das 8h às 15h30.