Evento oficial da campanha Abril Azul promoveu inclusão e o respeito às pessoas com TEA

Autistas, familiares e toda a comunidade se reuniram na manhã de domingo (13/04)

A manhã de domingo (13/04) no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), localizado no Jardim Santa Clara do Lago foi dedicada ao Abril Azul, mês oficial da campanha que promove a conscientização, a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações (ver abaixo), foram organizadas pela Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia (AMAAH) com apoio da Prefeitura de Hortolândia. 

“É muito importante a presença de tantas pessoas aqui em um dia como este para participar de um ato que conscientiza sobre as pessoas com autismo. Trabalhamos cuidar das necessidades específicas de cada pessoa com muita dedicação dos profissionais da Prefeitura. Este elo entre as secretarias na orientação e no cotidiano do nosso Governo já é realidade com todos, estendendo as mãos uns para os outros. O trabalho para a melhoria do atendimento vai continuar e juntos, vamos intensificar a necessidade desta conscientização”, comentou o prefeito Zezé Gomes. 

Além dos estandes diferenciados que mostravam os serviços oferecidos pelo município para as famílias de pessoas com TEA, o ponto alto do ato de conscientização foi a soltura dos balões azul e rosa. Música, diversão e brincadeiras também fizeram parte do evento. “A cada ano, temos mais informações e cuidados, além de abraçar esta causa. Todas as deficiências são olhadas por nós e, além disso, oferecer cada vez mais conforto e serviços que estas pessoas necessitam é essencial para a inclusão”, comentou a primeira dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos. 

CONFIRA AS AÇÕES PARA AS PESSOAS COM TEA QUE ACONTECERAM NO OAPE:

Espaço de diálogos com terapeutas especializados em TEA

Soltura de balões

Serviços oferecidos pelas Prefeitura para a pessoa com TEA nas secretarias de Mobilidade Urbana, Saúde, Inclusão e Desenvolvimento Social e Esporte e Lazer

Brinquedos infláveis

Pintura facial

Griots (contação de histórias)

Espaço da OAB

Cãoterapia

INCLUSÃO EM HORTOLÂNDIA

Em junho do ano passado, a Prefeitura de Hortolândia entregou o Centro de Convivência Incluir, equipamento público que integra serviços multiprofissionais voltados a pessoas com deficiência. O centro é um serviço de acolhimento e socialização que integra atividades de diferentes setores, como educação, esporte, cultura e inclusão social. O objetivo é atender pessoas com deficiência, incluindo pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O serviço de acolhimento conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas especialidades e é voltado a munícipes a partir dos 10 anos de idade que, necessariamente, sejam acompanhados pelos serviços de Atenção Especializada, que fazem o encaminhamento.