Evento apoiado pela Prefeitura acontece nas manhãs de sábado (06/09) e domingo (07/09), na Estação Cidadania de Esportes do Jardim Amanda
Inclusão social e esporte novamente andam lado a lado em Hortolândia. A cidade sedia eventos com o objetivo de fomentar a prática esportiva para maior qualidade de vida das pessoas. Neste sábado (06/09), a partir das 9h30, e domingo (07/09), a partir das 8h30, a Estação Cidadania de Esportes “Deputado Luiz Lauro Filho” recebe o primeiro Open Hortolândia de Rugby em Cadeira de Rodas. A iniciativa é organizada pela Associação de Esportes Adaptados de Campinas e Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, que administra o esporte no Brasil em parceria com a Prefeitura de Hortolândia por meio das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e Esporte e Lazer. A entrada é gratuita para quem quiser acompanhar o torneio.
De acordo com a comissão organizadora, o Rugby em Cadeira de Rodas é um esporte misto, jogado por homens e mulheres a partir dos 16 anos de idade. Cada equipe é formada por quatro jogadores que, em sua maioria, possuem lesão medular, são tetraplégicos e ou apresentam outras deficiências.Após uma avaliação realizada por classificadores das associações, os jogadores recebem o atestado para competir na modalidade. Os jogos deste final de semana em Hortolândia envolvem os times DRAKKAR (São Paulo), GIGANTES (Campinas) e ADEACAMP (Campinas).
“Este evento maravilhoso mostra que esporte e inclusão social andam lado a lado. Estamos convidando todos a participar e prestigiar desta ação maravilhosa. Participe e acompanhe uma nova modalidade esportiva paralímpica”, convidou o secretário de Esporte e Lazer, Gléguer Zorzin.

ENTENDA O ESPORTE
“Cada equipe pode entrar em quadra com até quatro jogadores e a pontuação não pode ultrapassar oito pontos. A pontuação varia de 0,5 até 3.5. O objetivo é passar a linha do gol com as duas rodas da cadeira e a bola em mãos. O rugby brasileiro evolui a cada ano, na última Copa América, que aconteceu no Centro Paralímpico em São Paulo, o Brasil conquistou a medalha de prata, até então inédita. A cidade de Hortolândia, terá a honra de receber grandes atletas da modalidade, que farão grandes jogos”, explica o morador da Vila Real Continuação, organizador e jogador de rugby, Ademir Souza.
“O esporte faz a diferença e muda, para melhor, a vida das pessoas. A presença de todos é muito importante e vamos fazer uma festa muito bonita no nosso espaço esportivo do Jardim Amanda”, convida a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e primeira-dama, Maria dos Anjos.
A Estação Cidadania de Esportes “Deputado Luiz Lauro Filho” fica localizada entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, no Jardim Amanda.