Gabriel O Pensador declara no sarau Parada Poética, em Hortolândia: “Informação é sobrevivência”

O rapper foi a atração do evento, na noite desta segunda-feira (05/05), no Museu Municipal Estação Jacuba; evento integra Semana Cultural de maio comemorativa os 34 anos de emancipação política do município

Gabriel O Pensador coleciona boas histórias ao longo de sua vida pessoal, e principalmente, em sua carreira musical. O rapper compartilhou algumas delas para as mais de 2.000 pessoas que lotaram a área externa do Museu Municipal Estação Jacuba, na noite desta segunda-feira (05/05). O artista foi a atração do sarau Parada Poética, que integra a Semana Cultural de maio, comemorativa aos 34 anos de emancipação política de Hortolândia.

Gabriel O Pensador contou alguns episódios interessantes. O rapper abriu o sarau ao relembrar a época em que começou a escrever poesias. Uma de suas grandes incentivadoras era sua avó. “Eu ligava pra ela e recitava meus poemas pelo telefone”, relembrou.

Um momento emocionante foi bem no meio do sarau, quando o artista fez uma ligação por celular e fez transmissão ao vivo para seu filho, que fez aniversário nesta segunda-feira (05/05). O público cantou parabéns, em coro.

Outro episódio curioso que marcou o rapper foi quando recebeu um cartão postal do falecido vocalista Renato Russo, líder do grupo de rock Legião Urbana. Na época, o cantor morava na Itália. No cartão, o saudoso legionário escreveu para o rapper: “Informação é sobrevivência”. “Essa é uma frase que ficou pra mim e que levo pra minha vida”, contou Gabriel.

Como o sarau é de poesia, o rapper sacou seu celular e laptop para recitar versos seus, antigos e novos. Já no fim, o rapper cantou uma de suas músicas favoritas, “Lavagem cerebral”, gravada em seu disco de 1993. Gabriel fechou o sarau ao puxar o canto da galera para juntos entoarem a clássica “Pais e filhos”, da Legião Urbana.

BATE-PAPO ÍNTIMO

Gabriel O Pensador elogiou a iniciativa da Prefeitura de Hortolândia em promover o sarau Parada Poética por ser um evento que estimula a arte poética entre a população.

“É legal porque cada um se inspira no que o outro está dizendo. E com isso vai se reconhecendo. É um evento bem inspirador. A gente está aqui e veio ao sarau hoje para somar. O sarau Parada Poética serve de experiência para que outras cidades também promovam um evento desse tipo”, destacou o rapper.

O artista destacou ainda que o sarau tem uma vibe de conversa entre amigos. “O sarau tem um lance de muito acolhimento. Rola uma grande proximidade. É um bate-papo bem íntimo com o público. Eu me senti como numa conversa entre amigos”, relatou satisfeito o rapper.

SEMANA CULTURAL

A Semana Cultural de maio foi aberta no domingo (04/05) com o evento “Manhã da Criança”, que teve público de 100 pessoas. Os pequeninos e os adultos se encantaram e cantaram juntos rap com o projeto Abrakbça, do rapper e poeta Renan Inquérito, e do MC Paixonex, personagem do humorista Luiz Paixão, um dos anfitriões do espetáculo Hortocity Comedy, que também está na programação da Semana Cultural.

Já tarde, a criançada pôde ainda conferir e se divertir com a peça teatral “Tempo, cada um tem o seu”, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, dentro da Unidade Arlindo Zadi, no Jardim Amanda.

A programação da segunda-feira (05/05) começou cedo com o projeto Concertos no Paço com o grupo Vibrasax, que fez um concerto temático em homenagem ao Dia das Mães, no Paço Municipal.

O QUE É SEMANA CULTURAL?

Ao realizar a Semana Cultural, a Prefeitura de Hortolândia democratiza o acesso da população à arte em suas diferentes formas e manifestações. A proposta é reunir numa mesma semana os diversos eventos artísticos que o município promovia em dias diferentes de um mesmo mês. São eventos de teatro, recitação e poesia falada, batalha de rima, literatura e música.

A Prefeitura começou a promover a Semana Cultural em março deste ano, quando a grande atração foi a cantora Kell Smith (https://www.hortolandia.sp.gov.br/arte-e-entretenimento/kell-smith-transpira-afeto-em-seu-show-em-hortolandia/). Já em abril, o destaque principal foi a cantora Paula Lima (https://www.hortolandia.sp.gov.br/arte-e-entretenimento/quinteto-cultura-lanca-ep-com-cancoes-que-celebram-o-amor/), que se apresentou junto com o grupo Quinteto Cultura.


Confira abaixo a programação da Semana Cultural de Hortolândia em maio:

Batalhas Rimas e Conhecimento (BRC), com Tasha & Tracie:

Data: 06/05 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Área externa (Unidade Cultural Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: 16 anos

Projeto Escritores de Hortolândia – Lançamento dos livros “Dores & não dores – Vidas na madrugada”, de Vinícius Gobbi, e “Laços confinados”, de Eunice S. Coelho:

Data: 07/05 (quarta-feira)

Horário: 16h

Local: Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte (HORTOFÁCIL)

Endereço: rua Argolino de Moraes, 405 (piso superior), Vila São Francisco

Classificação: Livre

Espetáculo Hortocity Comedy, com Afonso Padilha e Ever Sousa:

Data: 07/05 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Teatro da Câmara Municipal

Endereço: rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, Parque Gabriel

Classificação: 16 anos

Projeto +Dança – Especial Dia das Mães:

Data: 08/05 (quinta-feira)

Horário: 19h 

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

Projeto Achei um livro:

Data: 09/05 (sexta-feira)

Horário: 9h 

Local: Parque socioambiental Chico Mendes

Endereço: Entre as avenidas Olivio Franceschini e Santana, região central

Classificação: Livre

Projeto Sexta Musical – grupo Madeira Brasil convida Trio Mana Flor:

Data: 09/05 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação: Livre

Marcha para Jesus – Fest Gospel:

Data: 10/05 (sábado)

Horário: 13h 

Local: praça A Poderosa

Endereço: rua Ercilio Antonio Meira, 241, Jardim Santa Izabel

Classificação: Livre

Estação Viola com As Marcianas:

Data: 11/05 (domingo)

Horário: 8h às 12h 

Local: área externa do Museu Municipal Estação Jacuba

Endereço: rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco

Classificação: Livre