Clássico “Adorável vagabundo”, de 1941, é atração do Pontos MIS de Hortolândia

Prefeitura promove a exibição do cultuado longa-metragem americano nesta sexta-feira (19/09), às 14h, no espaço Cine Teatro

Uma crítica, em tom de comédia, ao poder de manipulação da mídia. Esse é o tema do filme americano “Adorável vagabundo”. O clássico é a atração do projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) de Hortolândia. A sessão será nesta sexta-feira (19/09), às 14h, no espaço Cine Teatro, que fica dentro da Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A classificação indicativa é 14 anos. O Pontos MIS é uma iniciativa do governo do Estado que promove sessões de cinema, dentre outras atividades, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia.

Adorável vagabundo” é um filme cheio de atrativos. A começar pela direção, assinada pelo cineasta Frank Capra, considerado um dos grandes realizadores do cinema hollywoodiano dos anos 1930 e 1940. Capra foi vencedor de seis Oscars, dos quais três como diretor. Já o elenco é encabeçado pelo astro Gary Cooper, vencedor de dois Oscars.

Em sua obra, Capra se notabilizou por sua visão idealista e humanista. Seus filmes mostram a força do homem comum contra as injustiças e a hipocrisia do poder e da sociedade. Um filme exemplar do trabalho de Capra é “Adorável vagabundo”.

O filme, em preto e branco, lançado em 1941, conta a história da repórter Ann Mitchell (interpretada pela atriz Barbara Stanwyck), que é demitida do jornal onde trabalha. Inconformada, ela escreve e envia ao jornal uma carta falsa assinada por John Doe, termo em inglês que se refere a uma pessoa anônima ou desconhecida e que pode ser traduzido como João Ninguém. Na carta, John Doe promete cometer suicídio como forma de  protesto contra a pobreza e a corrupção do mundo.


A carta causa repercussão midiática e entre o público. Por causa disso, o jornal e a repórter partem para encontrar uma pessoa que possa ser o tal John Doe, e assim dar “credibilidade” à história. Quem assume o papel é o vagabundo Long John Willoughby, interpretado por Gary Cooper. Mas, a situação foge do controle e toma rumos imprevistos, e a repórter e o vagabundo se apaixonam.