Ambulatório Trans de Hortolândia recebe visita de vereadores de Vinhedo

Prefeitura apresentou a unidade especializada para os visitantes, que destacaram o trabalho de acolhimento que é realizado ao público trans

O trabalho desenvolvido por Hortolândia na rede municipal de saúde é reconhecido em âmbito regional. Prova disso foi a visita que a Prefeitura recebeu de vereadores de Vinhedo ao Ambulatório Trans, órgão da Secretaria de Saúde, no final de setembro.

Os visitantes vieram conhecer as instalações e os serviços oferecidos pelo ambulatório à população transsexual de Hortolândia. Os vereadores têm interesse em implantar uma unidade do tipo em Vinhedo.

“Eles disseram que o trabalho feito por Hortolândia é referência na região. Além de parabenizarem o município pela iniciativa, eles destacaram o acolhimento feito pelo ambulatório ao público trans da cidade e o fato de a unidade contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais”, salientou a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, que acompanhou os vereadores durante a visita.

O Ambulatório Trans de Hortolândia recebeu menção honrosa no 38º Congresso do Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), realizado em Santos, em abril deste ano.

O ambulatório, inaugurado em 2024, oferece atendimento especializado para o público transsexual. Um dos focos é a oferta do tratamento hormonal, também chamado de terapia hormonal ou hormonioterapia. O tratamento é um dos procedimentos disponíveis para pessoas trans que queiram fazer a transição de gênero. Pessoa trans é aquela que não se identifica com as características sexuais biológicas de nascença.

SETEMBRO AMARELO

Ainda em setembro, a Prefeitura de Hortolândia realizou programação intensa de atividades de saúde para a população e os profissionais da rede municipal.

A programação foi marcada por ações da campanha Setembro Amarelo de sensibilização e prevenção ao suicídio. As atividades foram ministradas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no Hospital Municipal Mário Covas.

As equipes do hospital ainda receberam capacitação sobre cuidados e manejo de vias aéreas e dispositivos de oxigenoterapia que são utilizados em pacientes internados.

HIGIENE BUCAL

A Prefeitura ainda focou a higiene bucal em setembro. O Setor de Odontologia da Secretaria de Saúde prosseguiu com o trabalho de prevenção e orientação odontológica.

As ações foram feitas em escolas da rede municipal de ensino, nos Centros de Convivência da Melhor Idade (CCMIs) do Remanso Campineiro e Jardim Amanda, e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Jardim Novo Ângulo.

Nas ações, as equipes odontológicas fizeram a avaliação bucal e ensinaram como fazer a escovação dos dentes de forma correta. Também foi feita a distribuição de kits de higiene bucal, contendo escova e creme dental.