Hortolândia promove 1º feirão de empregos, atende 4 mil pessoas e já projeta nova etapa da ação

Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego do Governo Federal, Luiz Marinho, prefeito Zezé Gomes anunciou mais um ‘feirão’ para este ano

A oportunidade de um recomeço e uma nova vida foi multiplicada com a chance de  conquista  de um novo trabalho. O 1º Feirão de Empregos, evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia nesta sexta-feira (04/07), levou 4 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, para a Estação Cidadania de Esportes Deputado Luiz Lauro Filho, localizada no Jardim Amanda. Foram oferecidas diversas vagas com a participação de 60 empresas e agências de emprego da cidade e região. Aproximadamente 3.000 vagas de emprego, nas modalidades efetivo, estágio, temporário, Jovem Aprendiz, Primeiro Emprego e PCDs (pessoas com deficiência) foram preenchidas no Feirão.

“Este é o primeiro ‘feirão’ que realizamos em Hortolândia e, agora, a meta é daqui dois meses realizarmos um novo feirão, com novas oportunidades para as pessoas conquistarem o primeiro emprego ou um novo emprego. Neste segundo evento que acontecerá, temos o objetivo de ter a presença de 100 empresas da cidade e da região. Nosso investimento no cuidado com as pessoas pela oferta de empregos e o aumento da infraestrutura com obras pela cidade que atraiam empresa, fortalecem o que sonhamos e desejamos para o aumento deste desenvolvimento inteligente e sustentável que acontece a cada dia”, comentou o prefeito Zezé Gomes.

CURRÍCULO DIGITALIZADO

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação orientou os interessados  a comparecerem com o currículo em formato digitalizado no celular, agilizando o  processo de inscrição no estande de cada uma das empresas. “Trouxe meu curriculum digitalizado. Fui atendida com agilidade. Também achei interessante que estava bem especificado as vagas que cada empresa oferecia logo na entrada, com os papéis fixados na parede”, comentou a estudante do terceiro ano do ensino médio, Evelyn Eugênia. Moradora do Jardim Nova Ângulo ela pleiteava um cago como jovem aprendiz na área administrativa pela empresa farmacêutica EMS.

Além da vaga de jovem aprendiz, a empresa também oferecia vagas para Assistente Administrativo (PcD), Operador de Produção (PcD), Manutenção (Elétrica e Mecânica), Supervisor de Produção, Supervisor de Manutenção, Operador de Produção Especializado, Mecânico de Manutenção, Analista de Controle da Qualidade, Assistente Administrativo, Técnico de, Laboratório, Farmacotécnico,  Comprador Jr, Analista Administrativo de Vendas Jr e Analista de Processos e Auxiliar de Laboratório.

“Mais do que oferecer empregos, queremos oferecer também capacitação para as pessoas de todas as idades. Em breve, estaremos oferecendo um programa para qualificar estas pessoas, além dos que já temos na cidade. A parceria com o Fundo Social de Solidariedade, outras entidades e os governos Estadual e Federal, continua e assim, teremos pessoas cada vez mais qualificadas em Hortolândia para ocupar estas vagas disponibilizadas pelas empresas e, assim, ter o seu emprego, sua dignidade e seguir um rumo para a construção de suas vidas”, comentou o secretário de Governo, Cafu César. 

Para organizar o fluxo de atendimento pelas empresas, a entrada no feirão foi feita mediante senha, que será entregue a cada pessoa. Pessoas que trouxerem currículo em formato papel também poderão participar do feirão. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará a digitalização dos currículos. ”Trouxe o currículo em papel e fui atendida normalmente. Espero que tudo dê certo. Estou precisando muito do emprego e com fé, creio que tudo irá correr bem. Aproveitei a ‘linha especial’ de ônibus para chegar até aqui e também voltarei com ela, assim fica tudo mais rápido”, explicou Rosa de Souza, 58 anos, moradora do Jardim Santiago que buscava uma vaga no setor de limpeza da empresa Wilckbold.

A empresa alimentícia no Jardim Terras de Santo Antônio, também oferecia vagas para Auxiliar de Produção, Auxiliar de Expedição, Eletricista de Manutenção Industrial e Mecânico(a) de Manutenção Industrial. 

“A economia no Brasil cresce e as ofertas de emprego também. Estamos em uma cidade exemplo, que aumenta sua infraestrutura e gera empregos. Vimos aqui, muitas pessoas jovens e isso é muito importante. O Governo Federal continua trabalhando por Hortolândia e pelo Brasil, desenvolvendo parceria e aumentando o incentivo para as empresas contratarem. No último mês, mais da metade das vagas criadas no Brasil foram para jovens. O trabalho continua em todas as esferas e o desenvolvimento é notório em diversos aspectos”, disse o ministro do Trabalho e Emprego do Governo Federal, Luiz Marinho. 

PCDS

O feirão também promoverá a inclusão profissional de PCDs (pessoas com deficiência). Esse público que for ao feirão, e porventura não tiver o laudo médico para comprovar sua condição, poderá fazer o documento.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma empresa participante terá um profissional médico que atenderá PCDs para fazer o laudo.

PALESTRAS

O feirão contará ainda com a participação de entidades que ministrarão ao público palestras sobre emprego e legislação trabalhista. Dentre as entidades participantes estão:
– OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)

– Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

– Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)

O feirão terá ainda presença de instituições de ensino como Escola Técnica de Hortolândia – Centro Paula Souza (ETEC), Instituto Federal São Paulo – Câmpus Hortolândia (IFSP), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e The Trust For The America. Também participarão outras secretarias municipais de Hortolândia que irão oferecer serviços e dar orientações. O feirão contará ainda com área de food trucks.


SALDO POSITIVO

Ao longo deste ano, Hortolândia tem conseguido manter saldos positivos de geração de vagas de emprego. Prova disso é que em fevereiro o município obteve o melhor saldo (https://www.hortolandia.sp.gov.br/emprego-e-renda/mulheres-e-jovens-impulsionam-hortolandia-a-ter-melhor-saldo-positivo-de-vagas-de-emprego-em-serie-historica-do-caged/) desde 2020, quando foi iniciada a série historica do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o levantamento registra mensalmente os números de admissões e demissões de trabalhadores formais em âmbito nacional e nos municípios.

O levantamento apontou que, em fevereiro deste ano, o município teve saldo de 553 vagas. Também em fevereiro, Hortolândia criou a maior quantidade de vagas de emprego da série histórica. Foram feitas 3.073 admissões. Já o número de demissões foi 2.520. O saldo é obtido por meio da subtração entre o número de admissões e o número de demissões.

Empresas participantes:

– Adere

– Belgo

– CAF
– Confibra

– Dell

– Desktop

– EMS

– Greenbrier Maxion

– Grupo Belarmino

– Honda

– Leroy Merlin

– Longitude

– Marelli

– Mercado Livre

– Patrus

– Rosolen Transportes

– Safetline

– Shopping Hortolândia

– Wickbold, entre outras.