Idosos de Hortolândia curtem a festa das flores

Passeio, organizado pela Prefeitura, faz parte do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos

Com o início da Primavera no Hemisfério Sul, nada melhor do que passear em meio às flores. Este foi o programa feito por aproximadamente 280 idosos de Hortolândia, que fazem parte dos grupos atendidos nos seis CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) existentes da cidade. Junto com a primeira dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, eles visitaram, na última sexta-feira (05/09), a cidade de Holambra, que fica a cerca de 40 quilômetros de Hortolândia.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a visita à Explofora e aos campos de flores buscou levar até os membros dos grupos de idosos momentos de lazer e alegria, socialização, bem-estar, autonomia, contribuindo para estreitar os laços entre os integrantes de cada comunidade e destes com o mundo, além de gerar enriquecimento cultural. O passeio, disponibilizado pela Prefeitura, faz parte do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), uma das atividades oferecidas no SUAS (Serviço Único de Assistência Social), por meio dos CRASs Jd. Amanda, Jd. Brasil, Jd. Santa Clara do Lago, Jd. Rosolem, Jd. Primavera e Jd. Novo Ângulo.

Conforme explica a gerente da Proteção Social Básica, Roseli Salete Braghirolli, “essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos idosos, visando o enfrentamento de vulnerabilidades sociais e a promoção da inclusão. Elas também têm como objetivo proporcionar momentos de descontração e lazer para os participantes, incentivar a interação entre os idosos e fortalecer os laços de amizade e convivência”. 

Para a primeira dama este foi “um momento muito especial”. “A festa das flores é muito linda. Tudo à nossa volta era muito bonito. Foi um dia bem relaxante e gostoso. Foi muito bom poder proporcionar tudo isso para eles. Vi muita alegria e contentamento em cada um deles por ter um dia diferente”, afirmou Maria dos Anjos.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, as entradas usadas pelos visitantes foram gratuitas, oferecidas pela organização da Festa, cabendo à Prefeitura disponibilizar lanche e transporte até a Expoflora.