Ações aconteceram em escolas públicas, bairros do município e no Pq. Dorothy
Campanhas de conscientização ambiental, debates ecológicos e ações de sustentabilidade marcaram o Mês do Meio Ambiente, em Hortolândia. O destaque ficou para o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado em 3 de junho e instituído pela Lei Federal nº 12.633/2012. A data, escolhida em referência à Rio-92, histórica Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Brasil, foi criada para promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e mobilizar a população para práticas sustentáveis.
A fim de sensibilizar a comunidade, a Prefeitura de Hortolândia promove políticas públicas que levam educação ambiental a toda a população. Confira algumas ações realizadas durante o mês de junho, pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos.


Educação ambiental através de música para alunos de Hortolândia
A fim de fomentar a conscientização ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos criou o projeto “Memórias, Águas e Canções”. No dia 3 de junho, a iniciativa foi apresentada a cerca de 500 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana.
O evento ocorreu nos períodos da manhã e da tarde, com a presença de pais, professores e responsáveis. A ação também integrou o Plano Municipal pela Primeira Infância, que promove educação ambiental e cidadania desde os primeiros anos de vida, e aconteceu em homenagem à semana ambiental promovida pela escola.
Usando voz e violão, com repertório de músicas de sua autoria, o agente ambiental Carlos Campos mostrou aos alunos o ciclo da água, em uma viagem lúdica pelas nascentes da cidade. A mediação ficou por conta da professora Sonarli Gomes.
A apresentação destacou o Ribeirão Jacuba, importante curso d’água de Hortolândia, com nascente na região central da cidade, que corta diversos bairros. Nos últimos anos, o rio tornou-se o principal eixo de um grande projeto de revitalização urbana e ambiental conduzido pela Prefeitura, com 109 nascentes catalogadas e 4 revitalizadas.
Para o diretor de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, “unir arte e educação fez as crianças entenderem na prática que cuidar das nascentes é cuidar do futuro de Hortolândia. A parceria com a Secretaria de Educação fortalece o eixo educativo no que se refere ao conhecimento do lugar onde vivem”, ressaltou ele.
“A apresentação uniu música, memória e história local. Fortaleceu o pertencimento das crianças a Hortolândia e o olhar para rios, nascentes e parques. Agradecemos à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e à Secretaria de Meio Ambiente. A escola reafirma seu papel na formação cidadã e na consciência ambiental, como prevê o Plano Municipal pela Primeira Infância”, afirmou a diretora da Emef Cláudio, Marcela Mazula.
A aluna Samanta Costa Moreira Rocha, do 4º ano C, resumiu com simplicidade o que ficou da experiência: “Amei a apresentação. Aprendi que tem que cuidar do meio ambiente. A música que mais gostei foi da Gotinha. Aprendi que a chuva vai lá em cima e volta. Ciclo da água.”
Nos dias 16 e 18 de junho, foi a vez dos alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Amanda I (CAIC) também aprenderam sobre o ciclo da água, cantando. Eles foram acolhidos pela equipe de Educação Ambiental, com a presença do Capitão Natureza, personagem criado e interpretado por Zanoni. Temas como segurança hídrica e descarte irregular também foram abordados, mostrando às crianças que o lixo descartado de forma inadequada polui o ambiente e causa enchentes. A ação reforçou ainda que cuidar da água é dever de cada um e que combater o descarte irregular protege as nascentes e a cidade.
Voltadas ao público jovem e adulto, as ações educativas do Departamento de Educação Ambiental, na forma de palestras, focam nas políticas públicas da Prefeitura para preservar e mitigar os impactos ambientais em Hortolândia. Agora, elas foram adaptadas para atender o público infantil. A ideia é expandir para mais escolas, organizações da sociedade civil, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), grupos da Melhor Idade e comunidades religiosas.
Escolas e demais entidades interessadas em receber o projeto “Memórias, Águas e Canções” podem entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental através do E-mail educacaoambiental@hortolandia.sp.gov.br ou do telefone (19) 3809-0568 (falar com Neide Martins).

Ação porta a porta contra queimadas
Durante o período de estiagem, os trabalhos de combate às queimadas realizado pela Prefeitura foram intensificados. A ação de conscientização contra as queimadas aconteceu no dia 17 de junho, no Jardim das Figueiras II. Membros da equipe de Educação Ambiental dialogaram com os moradores da região e entregaram 157 panfletos educativos.
De acordo com o Departamento de Educação Ambiental, a conversa direta com cada morador fez a diferença. Durante a ação, foram destacados os riscos das queimadas urbanas que, além de poluírem o ar e gerarem problemas respiratórios, destroem o solo, matam animais e ameaçam casas em razão do fogo sem controle. Os educadores também orientaram sobre o descarte de galhos e lixo nos pontos corretos, ressaltando que informar salva vidas, protege a saúde e evita multas.

Participantes da Melhor Idade visitaram Parque Dorothy
Cerca de 200 idosos, inscritos nos CCMIs (Centros de Convivência da Melhor Idade) do Jardim Amanda e do Remanso Campineiro, tiveram, no último dia 19 deste mês, uma manhã de integração, saúde e contato com a natureza no Pq. Irmã Dorothy, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A ação faz parte do projeto “Memórias, Águas e Canções: musicalizando o verde em Educação Ambiental”, inscrito no Programa Município Verde Azul do presente ciclo, e aconteceu, graças à parceria entre a Coordenação dos dois centros de convivência e a equipe de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
A programação contou com música ao vivo, ginástica laboral e piquenique comunitário. Durante o evento, o diretor do Departamento, Ricardo Zanoni, destacou o histórico do parque e valorizou a importância de todos os que ajudaram e contribuíram para o embelezamento do espaço. As garrafas PET arrecadadas serão usadas na confecção de adereços do 10º Natal Sustentável, que será realizado em dezembro próximo pela Prefeitura.


Orientações para evitar descarte irregular de resíduos
Nesta sexta-feira (26/06), a Equipe da Educação Ambiental intensificou a ação sobre o descarte irregular de resíduos, no Jardim Alvorada. Os educadores ambientais conversaram com 107 moradores da região orientando-os sobre como e onde dar a correta destinação de materiais reaproveitáveis e recicláveis.
Última atualização: 26 de junho de 2026