Formação encerrou-se, nesta sexta-feira (26/06), com entrega de certificados aos participantes
Vinte guardas municipais de Hortolândia, que atuam como agentes de trânsito, participaram, nesta semana, de um curso de atualização na área. O “Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)” está previsto na Portaria Nº 966, de 25 de julho de 2022 do Governo Federal.
As aulas presenciais, iniciadas na última terça-feira (23/06) e encerradas nesta sexta (26/06), aconteceram, das 8h às 17h, na sede da GM (Guarda Municipal), no Jd. Maria de Lourdes. A formação, com carga horária de 32 h, foi ministrada por três instrutores: dois da Secretaria de Mobilidade urbana – o chefe de operações e fiscalização de trânsito Rogério Viana e o agente de trânsito Leonardo José dos Santos, e um da própria Secretaria de Segurança, o GM e agente de trânsito Maurilio Costa Fernandes.



Conforme prevê a Portaria, o curso foi dividido em três módulos. Confira:
MÓDULO I – Legislação de Trânsito Aplicada (12h) – Atualizações normativas pertinentes a área da fiscalização.
MÓDULO II – Ética e Cidadania (4h) – Ética profissional; Cidadania e trânsito.
MÓDULO III – Operação e Fiscalização de Trânsito (16h) – Atualizações: Técnicas de Abordagem; Operação; Fiscalização; Integração com a engenharia de tráfego.
“O curso que se encerra hoje faz parte das capacitações continuadas aos nossos agentes de segurança, para que estejam sempre atualizados com as legislações vigentes, garantindo que a atuação seja pautada na ética, cidadania, além da integração com outras secretarias, garantindo sempre o atendimento de excelência para a população hortolandense, conforme preconizado pelo nosso vice prefeito Cafu César e nosso prefeito Zezé Gomes”, afirma o secretário de Segurança, Joldemar Nunes Correa, o Dr. Jold.
Última atualização: 26 de junho de 2026