Prefeitura promoveu evento com 180 vagas de emprego oferecidas por cinco empresas da cidade, no Paço Municipal, nesta sexta-feira (26/06)
Otimismo para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Foi com esse espírito que 255 pessoas foram atendidas na primeira edição do Encontro Mensal de Emprego, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, nesta sexta-feira (26/06). O evento ofereceu 180 vagas, disponibilizadas por cinco empresas da cidade: Casa Pioneiro, Eternit, Hospital Samaritano, Safetline e Somma RH.
O atendimento aos candidatos foi feito, das 8h às 12h, por ordem de chegada, no auditório do Paço Municipal. Cada candidato recebeu uma senha. Do lado de fora do auditório foram afixados cartazes com as vagas divulgadas pelas empresas participantes.
Uma das candidatas que aguardava para ser atendida era a aposentada Marcia Cristina Balduíno, de 57 anos. Moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima, ela conta que tem formação superior em gestão hospitalar, mas que procura trabalho fora dessa área.
“Eu estou querendo sair do segmento no qual me formei. Procuro um trabalho para complementar minha renda. Tenho um filho adolescente, de 19 anos, que ainda está começando a trabalhar. Quando se tem mais de 50 anos, fica mais difícil de arrumar emprego, mas estou bem animada com o evento de hoje”, destacou a aposentada.
Quem também estava otimista em conseguir um emprego era Elton Bessa, de 29 anos. O candidato, morador da região da Vila Real, buscava trabalho na área administrativa.
“Eu procuro trabalho há dois meses. Fiquei sabendo do encontro pelo Instagram. Espero que hoje eu saia empregado. Gostei da estrutura do evento. Eu também participei do Feirão do Emprego que teve recentemente”, relatou o candidato.
Além de buscar as vagas divulgadas pelas empresas participantes, os candidatos também puderam conhecer e se inscrever para os cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Ainda durante o evento, o público pôde se cadastrar no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da Prefeitura, para poder ser encaminhado para entrevistas às vagas de emprego captadas pelo órgão junto a empresas do município e região.



O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, destaca que o evento é importante para estimular a geração de emprego à população.
“O Encontro Mensal de Empregos reafirma o compromisso de Hortolândia com a geração de oportunidades. Reunimos empresas que estão contratando e trabalhadores em busca de uma colocação, aproximando quem oferece vagas de quem procura emprego. Nosso objetivo é facilitar o acesso ao mercado de trabalho, fortalecer a economia local e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, reforça o secretário.
EMPREGA HORTOLÂNDIA
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, a proposta é realizar o encontro mensalmente, com foco na participação de empresas instaladas no município.
O encontro é uma das ações que integram o Programa Emprega Hortolândia. Além do encontro, as outras ações que integram o programa são o Feirão de Empregos, a Rede de Talentos e o PAT.
A terceira edição do Feirão de Empregos, realizado em maio deste ano, mês de aniversário de Hortolândia atendeu 2.500 pessoas. O evento teve a participação de 65 empresas, que disponibilizaram 2.000 vagas de emprego.
CAGED
As ações da Prefeitura para impulsionar a geração de emprego têm surtido efeitos positivos para a população. Prova disso é que Hortolândia registrou saldo de 481 vagas em abril deste ano, de acordo com o levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), elaborado pelo governo federal. Este foi o melhor resultado para o mês em toda a série histórica do Caged, iniciada em 2020, e o quarto melhor resultado dentre todos os meses.
Última atualização: 26 de junho de 2026