Menu fechado

Inverno começou e população de Hortolândia tem que manter cuidados contra Aedes aegypti

Prefeitura continua com eliminação de criadouros; esta semana equipes da UVZ percorrem as regiões central, do Jardim Amanda, Jardim Everest, Jardim Mirante de Sumaré e Jardim Santo André

O inverno começou neste domingo (21/06). Apesar das temperaturas mais baixas, é importante a população de Hortolândia manter os cuidados contra o Aedes aegypti. A Prefeitura também segue com o combate ao mosquito. Esta semana, as equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorrem as regiões central, do Jardim Amanda, Jardim Everest, Jardim Mirante de Sumaré e Jardim Santo André para fazer a eliminação de possíveis criadouros do inseto.

O veterinário da UVZ,Evandro Alves Cardoso, explica que no inverno o mosquito está mais vulnerável. “Por isso, é importante os moradores manterem os cuidados. Agora é o momento para o município se preparar para o próximo verão. Os ovos já depositados em criadouros pelas fêmeas do Aedes aegypti resistem ao período de frio e vão eclodir no próximo verão. Por isso, é necessário que cada morador colabore, limpe quintais e áreas externas de sua casa. E elimine os criadouros para evitar que surjam mais larvas, e assim evitar que o município tenha grande número de casos de Dengue no próximo verão”, alerta o especialista.

Nas visitas, os agentes vistoriam os imóveis visitados, eliminam criadouros encontrados e orientam a população sobre medidas para prevenir a reprodução do mosquito. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas.

O órgão solicita à população para que deixe as equipes entrarem para executar a ação. Os agentes estão identificados com crachás e uniformes. Para se certificar, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974 para saber em quais ruas e regiões será realizada a ação.

Ainda de acordo com o órgão, Hortolândia registra neste ano os seguintes números de casos de Dengue, Chikungunya e Zika:

– Dengue:

Casos notificados: 1.866

Casos positivos: 108

Óbito: 0 (zero)

– Chikungunya:

Casos notificados: 23

Casos positivos: 0 (zero)

– Zika:

Casos notificados: 0 (zero)

VACINAÇÃO

Hortolândia disponibiliza a vacina contra a Dengue nas UBSs (Unidades Básicas da Saúde). A vacinação é feita das 7h30 às 15h30.

A Prefeitura orienta que as salas de vacinação de sete unidades funcionam em horário ampliado durante a semana para possibilitar que a população possa se imunizar. Confira abaixo quais são as sete UBSs:

 Até às 17h30:

– UBS Amanda II

– UBS Dom Bruno Gamberini

– UBS Rosolém

– UBS Santa Clara

Até às 18h30:

– UBS Amanda I

– UBS Figueiras

– Parque do Horto

Última atualização: Úsegunda-feira304306am am30000000amsegunda-feira43172amçã2026: 22 de junho de 2026

Publicado em:Saúde,Saúde

Notícias relacionadas