Menu fechado

Clima seco e frio marca a chegada do inverno em Hortolândia

Prefeitura orienta população a se hidratar e se agasalhar para passar bem pela estação que começou no (domingo)  

Começou, neste domingo (21/06), o inverno no Hemisfério Sul. A nova estação, que substituirá um outono com características mais intensas do que o esperado, se estenderá até 22 de setembro. Em 2026, ela chega associada à atuação de uma forte massa de ar frio, que deve provocar queda nas temperaturas ao longo desta primeira semana. 

Segundo o Departamento de Assuntos Climáticos da Prefeitura, é importante observar que o inverno de 2026 começa quase junto com o El Niño. Este importante fenômeno ambiental pode influenciar o comportamento climático no início da estação mais fria do ano, embora seus impactos tendam a variar ao longo dos próximos meses. 

Conforme explica a diretora Taina Ferreira, os efeitos do El Niño já foram responsáveis por anomalias de temperatura no outono e podem continuar contribuindo para alterações nos padrões de chuva e temperatura, especialmente nas primeiras semanas do inverno.

Confira abaixo as principais características do inverno:

  • Redução das chuvas em grande parte do país, especialmente na região Sudeste, onde fica Hortolândia;
  • Clima mais seco;
  • Maior variação de temperatura, ao longo do dia; devido à baixa nebulosidade, haverá dias com alternância entre temperaturas mais amenas e quedas mais bruscas;
  • O sol tende a permanecer presente durante o dia, porém as temperaturas devem cair significativamente durante a manhã e a noite, enquanto as tardes podem apresentar leve aquecimento, criando a sensação típica de “frio que vai e volta”.

Saiba também como cuidar da saúde neste período:

  • Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia, ingerindo água, chá, sucos e líquidos em geral;
  • Sempre que possível, lembre-se de umidificar os ambientes durante a noite, utilizando recipientes com água ou toalhas úmidas, especialmente em quartos, para ajudar a manter a umidade do ar;
  • Mantenha-se agasalhado, dentro e fora de casa;
  • Ao sair, lembre-se de levar casaco, cachecol, touca e outras peças que preservem a temperatura corporal.

“Levando em conta que o inverno já tem a característica de ser uma estação mais seca, com frio mais persistente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, é sempre importante lembrar de sair de casa com um casaco e também manter uma garrafa de água por perto. O inverno já começou e seus impactos já são uma realidade no dia a dia”, orienta Taina.

Última atualização: Úsegunda-feira304906pm pm30000000pmsegunda-feira49172pmçã2026: 22 de junho de 2026

Publicado em:Meio Ambiente, Clima e Tempo,Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos

Notícias relacionadas