Prefeitura orienta população a se hidratar e se agasalhar para passar bem pela estação que começou no (domingo)
Começou, neste domingo (21/06), o inverno no Hemisfério Sul. A nova estação, que substituirá um outono com características mais intensas do que o esperado, se estenderá até 22 de setembro. Em 2026, ela chega associada à atuação de uma forte massa de ar frio, que deve provocar queda nas temperaturas ao longo desta primeira semana.
Segundo o Departamento de Assuntos Climáticos da Prefeitura, é importante observar que o inverno de 2026 começa quase junto com o El Niño. Este importante fenômeno ambiental pode influenciar o comportamento climático no início da estação mais fria do ano, embora seus impactos tendam a variar ao longo dos próximos meses.
Conforme explica a diretora Taina Ferreira, os efeitos do El Niño já foram responsáveis por anomalias de temperatura no outono e podem continuar contribuindo para alterações nos padrões de chuva e temperatura, especialmente nas primeiras semanas do inverno.
Confira abaixo as principais características do inverno:
- Redução das chuvas em grande parte do país, especialmente na região Sudeste, onde fica Hortolândia;
- Clima mais seco;
- Maior variação de temperatura, ao longo do dia; devido à baixa nebulosidade, haverá dias com alternância entre temperaturas mais amenas e quedas mais bruscas;
- O sol tende a permanecer presente durante o dia, porém as temperaturas devem cair significativamente durante a manhã e a noite, enquanto as tardes podem apresentar leve aquecimento, criando a sensação típica de “frio que vai e volta”.
Saiba também como cuidar da saúde neste período:
- Mantenha-se bem hidratado ao longo do dia, ingerindo água, chá, sucos e líquidos em geral;
- Sempre que possível, lembre-se de umidificar os ambientes durante a noite, utilizando recipientes com água ou toalhas úmidas, especialmente em quartos, para ajudar a manter a umidade do ar;
- Mantenha-se agasalhado, dentro e fora de casa;
- Ao sair, lembre-se de levar casaco, cachecol, touca e outras peças que preservem a temperatura corporal.
“Levando em conta que o inverno já tem a característica de ser uma estação mais seca, com frio mais persistente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, é sempre importante lembrar de sair de casa com um casaco e também manter uma garrafa de água por perto. O inverno já começou e seus impactos já são uma realidade no dia a dia”, orienta Taina.
Última atualização: Úsegunda-feira304906pm pm30000000pmsegunda-feira49172pmçã2026: 22 de junho de 2026