Menu fechado

Reformada, quadra da Emeb Richard Naumann é palco da entrega de kits escolares em Hortolândia

Obra da Prefeitura, realizada nas férias, buscou levar mais segurança e melhor estrutura à comunidade escolar da região do Jd. Santa Clara

Para a comunidade escolar da região do Jd. Santa Clara, esta quinta-feira (19/02) foi dia de dupla celebração, tanto pela distribuição dos kits escolares quanto pela entrega oficial da obra realizada pela Prefeitura na quadra da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard Chibim Naumann e nas salas da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Interlagos, unidade escolar anexa à Emeb. A cerimônia contou com a presença de profissionais da educação, crianças, familiares e autoridades do Poder Legislativo e do Executivo, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes. 

“Hoje é um dia de entrega muito especial. Tivemos problemas muito chatos aqui nestas escolas, que pudemos resolver durante as férias. É importante que nossas crianças tenham tranquilidade de estar na escola e os pais também. Temos que fazer o nosso melhor para as nossas crianças”, comentou Zezé Gomes, referindo-se às medidas adotadas para impedir o surgimento de escorpiões, nestes espaços. 

Durante as férias escolares, a quadra poliesportiva, que tinha piso de madeira, ganhou piso novo, de concreto, pintado agora em cores vivas. Foram realizados ainda serviços de fechamento das redes de águas pluviais e de esgoto. Já na creche anexa, oito salas receberam piso vinílico (salas de aula, recepção, secretaria e direção) e serviços de vedação, fechamento de frestas e pintura, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“A gente está muito feliz. As crianças estavam ansiosas para usar esta quadra para as atividades físicas. Aqui acontece o acolhimento de áreas e as turmas do Integral também usam o espaço para atividades de músicas e outras artes, além de atividades físicas”, afirmou a diretora da Emeb Richard, Silvana Pereira Leite do Carmo. A unidade conta atualmente com 510 estudantes no período regular e 200 inscritos no Programa de Educação em Tempo Integral.

Uma das crianças que aguardava a liberação da quadra era o estudante do 5º ano, Matheus, de 10 anos, filho de Vanessa Costa, de 38 anos, moradora do Jd. Interlagos. “Ele estava aguardando isso. Ficou feliz. Veio pronto para a aula de educação física”, comentou ela.

Durante o evento, a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Simone Locatelli, agradeceu ao prefeito pelas benfeitorias. “Agradecemos ao nosso prefeito da Educação pela entrega dos kits e pela reforma da quadra entregue hoje. Agradecemos também a toda a equipe da Educação e, nela, ao Departamento de Manutenção Escolar. Com relação aos kits, ressaltamos ainda que todos os materiais foram selecionados pelos próprios profissionais da rede”, afirmou a gestora.

Representando a equipe que confecciona os uniformes, a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, relatou aos presentes como funciona o projeto social que entrega as peças e também qualifica a mão de obra local. “Participamos desta entrega, porque somos responsáveis pela costura dos uniformes. A gente escolhe desde o tecido, que tem que ser de boa qualidade e precisa dar conforto às nossas crianças, e também trazer identificação. A Cláudia, uma das mães aqui presentes, é uma das costureiras desses uniformes. Ela aprende uma profissão nova e costura os uniformes das crianças”, resumiu a secretária, ao lado da bolsista Cláudia Fernanda, aprendiz do curso de “Costura Industrial”, moradora do Jd. Campos Verdes e mãe de Bryan Miguel, de 4 anos, aluno do Jardim I. Enquanto aprende, a bolsista recebe um benefício mensal no valor de R$710,00, além de uma cesta básica e Vale Transporte. A jornada de estudos é de quatro horas diárias de aprendizado profissional.

Entre os presentes estava o consultor de vendas Paulo Gustavo Fernandes, de 35 anos, morador do Jd. Santa Clara e pai de dois estudantes da rede municipal: Lavínia, de 6 anos, no 1º ano, e Heitor, de 5 anos, no Jardim II. “O kit de uniformes ajuda bastante, pois poupa as roupas das crianças. Material escolar também não é barato. Para comprar o básico, como caderno, borracha, régua, estojo, lápis de cor, mochila, itens assim, a gente gasta uns R$ 400”, afirma ele.

“A entrega dos kits ajuda muito. Não temos que nos preocupar com roupa, digo, não precisamos comprar roupa para ele vir à escola. E o uniforme ajuda a identificá-los. Material escolar eu também não compro. A qualidade do que vem no kit é boa”, complementou Vanessa Costa.

No período da tarde, o evento de entrega de kits foi na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, onde aproximadamente 100 pessoas estavam presentes.

Ex-aluna da escola, a vendedora autônoma Pâmela Santos, de 35 anos, tem uma filha na rede, a estudante do 3º ano, Lorena. “É uma economia para a família. Meus filhos gostam do uniforme. Ajuda bastante a gente. As crianças ficam felizes por receber a mesma coisa”, argumenta ela, ao lado do filho mais velho que estudou até o 5º ano ali e agora está na rede estadual.

Kits escolares

No kit de verão, o estudante recebe uma bermuda ou um short saia e duas camisetas, conforme a idade e as medidas anotadas previamente. Os kits de uniformes de inverno, contendo casaco e calça comprida, já estão em produção pela Prefeitura e serão entregues posteriormente, entre abril e maio deste ano.  

Também estão sendo distribuídos os kits de materiais escolares, observando os de uso coletivo, que ficam na escola, e os de uso individual, que o estudante poderá levar para casa, dentro de uma mochila nova. Conforme a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, todos eles foram organizados de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Os kits contêm itens como cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e estojo para guardar o material.

Confira abaixo as demais cerimônias de entrega de kits escolares:

Região 4 – Jd. Rosolém

20/02/26, sexta-feira

7h – EMEF João Calixto da Silva, Rua Dr. Miguel V. Ferreira, nº 454 – Jd. Nova Boa Vista

8h – EMEIEF Leni Pereira Prata, Rua Francisco Bereta, nº 350 – Jd. Novo Ângulo

13h – EMEF Armelinda Espúrio da Silva, Av. João Coelho, nº 10 – Jd. N.Sra. de Fátima

Região 5- Jd. N. S. Auxiliadora

23/02/26, segunda-feira

7h – EMEIEF José Tenório da Silva, Rua Izadias Fabricio da Silva, nº 228 –  Jd. N. Sra Auxiliadora

8h – EMEIEF João Carlos do Amaral Soares, Rua José Martins Anjos, nº 55 – Jd. Nova Hortolândia

13h – EMEF Janilde Flores Gaby do Vale, Av. Profª Edna Apª Pampa da Fonseca, nº115 – Vila Real

Publicado em:Educação,Educação, Ciência e Tecnologia,Infância,Jovens e Adultos

Notícias relacionadas