Hortolândia atende mais de 500 mulheres em mutirão de ultrassom transvaginal e de mama

Prefeitura fez ação, em três sábados seguidos, para atender mulheres que estavam em fila de espera; mutirão marcou o Dia e o Mês da Mulher

Hortolândia atendeu 538 mulheres que aguardavam na fila de ultrassom transvaginal e de ultrassom de mama. Esse é o resultado do mutirão dos dois exames que a Prefeitura finalizou no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no sábado (31/03). A ação, realizada em três sábados seguidos (15, 22 e 29/03), marcou a programação do Dia e do Mês da Mulher, promovida pelo município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, estavam agendados previamente 789 exames. Foram registradas 251 pacientes faltosas, o que representou absenteísmo de 31%.

Apesar do absenteísmo registrado, a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, faz balanço positivo do mutirão.

“Essa foi uma importante ação para fortalecer a promoção e o cuidado da saúde da mulher, de maneira mais intensa no Mês da Mulher. O objetivo central foi promover a prevenção e o controle de doenças pré-existentes”, destaca Fátima.

Mais uma vez, a diretora reforça a importância da população feminina comparecer a exames e consultas agendadas na rede municipal de saúde. Essa atitude é importante para diminuir o absenteísmo, atitude que, infelizmente, provoca prejuízo para a própria população e para o município.