Escolas Municipais de Hortolândia recebem reformas de melhoria

Intervenções incluem ampliação de espaços internos, troca de cobertura e pintura em unidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Garantir conforto e segurança a alunos matriculados na rede municipal de ensino. É com este propósito que a Prefeitura de Hortolândia promove, neste mês, uma série de intervenções em escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental espalhadas pela cidade. As reformas têm por objetivo revitalizar os ambientes escolares para o retorno das aulas, que terá início a partir do dia 10 de fevereiro.

Quem passar em frente à EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas, na região das Chácaras Assay, vai se deparar com as cores branco e azul frança, que compõem a pintura da parte externa da escola. A unidade de ensino, que atende 102 alunos da rede municipal, também recebeu pinturas no muro e nas salas de aula. 

As intervenções promovidas pelo Departamento de Serviços Gerais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia na EMEIEF Bairro Três Casas incluem, ainda, a construção de um secretaria desconexa às salas de aula, como forma de evitar o acesso de pais e visitantes ao perímetro interno da escola. A unidade de ensino também recebeu intervenções para construção de um estacionamento para os funcionários, construção de uma nova calçada, reforma do almoxarifado, da cozinha e da copa dos funcionários, substituição das caixas d’água e para a troca do alambrado que faz divisa com um campo de futebol.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, acompanhou as obras na unidade de ensino localizada na região das Chácaras Assay. “Recentemente, estive vistoriando as melhorias na EMEIEF Três Casas, e ver de perto essas transformações reforça nosso compromisso com a educação de Hortolândia. Continuaremos trabalhando para oferecer uma estrutura cada vez melhor para nossas escolas, porque nossas crianças e jovens merecem o melhor”, declara Zezé Gomes.

Na EMEIEF José Tenório, localizada no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, a Prefeitura já concluiu a troca do telhado, a substituição do forro e a instalação de lâmpadas do tipo LED. A manutenção da escola está na etapa de finalização da pintura, tanto das salas internas quanto das paredes externas do prédio. Já na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Angelita Inocente Nunes Bidutti, a antiga Nova Estrela, as intervenções são para correção de parte da estrutura da laje.

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, avalia que as intervenções nas escolas municipais apresentam impactos para a comunidade escolar como um todo. “Investir na educação é investir no futuro das nossas crianças e no desenvolvimento da nossa cidade. Com o ano letivo prestes a começar, estamos intensificando as reformas nas escolas municipais para garantir mais conforto, segurança e qualidade no aprendizado dos nossos alunos. Obras como a troca de cobertura, pintura, substituição de telhados e ampliação de espaços são fundamentais para proporcionar um ambiente adequado tanto para estudantes quanto para professores e funcionários”, enfatiza Zezé Gomes. 

Na EMEF (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Dayla Cristina Souza de Amorim, no Jd. Santiago, a reforma contemplou a manutenção e troca de toldos, substituição da cobertura do auditório por telhas do tipo sanduíche, troca do forro em várias salas, além de manutenção na casa do zelador, nos banheiros masculino e feminino e no muro de divisa.

 Já a Emei Rosimar Bertão Gomes, no Jd. Minda, recebeu intervenções de menor monta para troca do telhado e do forro de várias salas. A escola também recebeu a cobertura em telha em chapa de aço, com pintura nas duas faces. De acordo com o Departamento de Serviços Gerais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o sistema de escoamento das águas das chuvas (as descidas pluviais, as calhas e o rufo) está sendo finalizado tanto na escola Dayla quanto na escola Rosimar Bertão. 

Na EMEI Maria Olinda de Jesus Souza, no Jd. Sumarezinho, e na EMEI Professora Zenaide, no Remanso Campineiro, as intervenções da Prefeitura têm por objetivo garantir mais conforto e segurança às crianças, sobretudo na hora da higiene e troca. Isso porque ambas as escolas recebem, neste mês, reformas para ampliação do circuito do banho, que é uma instalação com chuveiros, bancada para troca de roupa e escadas de entrada e saída.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Moraes, as intervenções promovidas pela Prefeitura refletem o compromisso com a educação municipal. “ O investimento nas reformas das unidades escolares é prioridade em nossa gestão e reforça nosso compromisso com uma educação de qualidade”, encerra Fernando Moraes.