Aproximadamente 40% do montante da primeira parcela do 13º salário deve ficar no comércio local; 500 novos empregos são esperados nesta época
As festas de final de ano estão chegando e a tendência de movimentação no comércio local segue em alta com o depósito da primeira parcela do décimo terceiro salário para a população que tem direito ao benefício. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação da Prefeitura, em Hortolândia, a injeção econômica desta primeira parcela, paga no dia 20 de novembro para o trabalhador formal, deve ser de aproximadamente 150 milhões de reais.
“Este é um período importante para o comércio local já que o décimo terceiro salário é significativo para o trabalhador, otimiza a renda das famílias e fomenta as compras para as festas de final de ano. Deste montante total, em torno de 40% deve ser arrecadado para a cidade já que nem todo o valor é girado dentro do município. Nossas projeções são boas e contamos com bases de anos anteriores”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Pádua.
Além do valor arrecadado para o comércio local, a expectativa também é de contratações temporárias no período, com uma expectativa de 500 vagas. “Estes empregos temporários, mesmo que com tempo de contrato sendo de alguns meses para o trabalhador, também contribuem com a arrecadação do comércio local. Uma situação é ‘puxada’ pela outra e, assim, este ‘giro’ da economia viabiliza boas perspectivas”, enfatiza Pádua.
SALDO POSITIVO DE EMPREGOS
Hortolândia teve saldo positivo de 281 vagas de emprego, em setembro. O dado consta no CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento mostra que a cidade abriu 2.554 vagas com carteira assinada. Já no mesmo período foram feitas 2.273 demissões.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o saldo registrado foi de 95 vagas a mais em relação a agosto, e de 238 vagas a mais do que setembro do ano passado.