Campanha “Não é Não: Respeite a Decisão”, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, leva informações ao público feminino durante o evento e combate a cultura do estupro
A campanha “Não é Não: Respeite a Decisão”, iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento das Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo, estará ativa em todos os dias da Festa do Peão 2025, que acontece de sexta (16/05) até segunda-feira (19/05). No recinto do evento, o público feminino terá apoio de profissionais que estarão numa tenda, levando orientação e acolhimento em casos de assédio sexual. O objetivo da campanha é identificar e combater o assédio e a cultura do estupro praticados contra as mulheres, principalmente em eventos festivos e com aglomeração.
“Durante os dias da festa, teremos a atuação de assistente social, psicólogas e advogadas do Departamento das Mulheres da Prefeitura. Além disso, equipes atuarão no trabalho preventivo com o compartilhamento de informações dos direitos das mulheres, importunação sexual e sobre a Lei Maria da Penha. As interessadas podem passar no estande para saber mais sobre a campanha. A ação, iniciada na Festa do Peão do ano passado, também terá o apoio de agentes da Guarda Municipal. No ano passado, realizamos o atendimento de três mulheres que se sentiram assediadas, colaborando com a identificação dos autores pelos agentes de segurança. Além do acolhimento para essas mulheres, foram realizados boletins de ocorrência para a responsabilização dos autores. Qualquer situação poderá ser relatada no estande da campanha”, comentou a diretora do Departamento das Mulheres de Hortolândia, Josefa Teixeira.