Unidade cultural da Prefeitura produziu artigo sobre o projeto Achei um livro; material foi publicado em newsletter da IFLA, entidade formada por bibliotecas de 150 países
Hortolândia alcança projeção mundial na cultura, mais uma vez. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, unidade da Prefeitura, é destaque em boletim informativo on-line da organização internacional IFLA (International Federation of Library Associations and
Institutions). A entidade reúne bibliotecas e profissionais de biblioteconomia de 150 países.
A convite da organização, a biblioteca escreveu um artigo sobre o projeto Achei um livro. O texto, acompanhado de fotos, foi publicado na edição de junho do newsletter que a IFLA divulga em seu portal. O newsletter com o artigo pode ser acessado por meio deste LINK e está disponível para download.

No artigo, traduzido para o idioma inglês, a biblioteca explica o que é o projeto, cujo objetivo é promover o hábito da leitura ao espalhar livros em diferentes regiões e locais da cidade. O texto destaca ainda que os livros são usados ou foram doados à biblioteca. Com isso, a iniciativa auxilia na preservação ambiental e reaproveitamento de materiais. As fotos mostram como é realizada a ação.
O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, salienta que a publicação do artigo foi importante por destacar Hortolândia e o trabalho da Prefeitura na área da cultura em âmbito internacional.
“Além disso, por meio do artigo reafirmamos a identidade da biblioteca e a importância de realizar o projeto ‘Achei um livro’ para incentivar o hábito da leitura entre a população. É um projeto que está alinhado com a política pública de sustentabilidade e meio ambiente da Administração Municipal”, completou.
INDICAÇÃO A PRÊMIO
A biblioteca foi uma das indicadas a finalista do prêmio Green Library Awards deste ano, promovido pela IFLA. A indicação foi justamente com o projeto Achei um livro, na categoria Best Green Library Project (Melhor Projeto de Livraria Verde). A Biblioteca Municipal de Hortolândia foi a única do Brasil indicada à premiação.
A lista de finalistas foi divulgada em maio, porém, a Biblioteca de Hortolândia não foi selecionada. O anúncio dos vencedores acontecerá no congresso internacional que a IFLA promoverá no Cazaquistão, de 18 a 22 de agosto.
A Biblioteca Municipal de Hortolândia já havia sido indicada na mesma categoria na edição do ano passado do prêmio. Já em 2022, a biblioteca recebeu uma menção honrosa no prêmio.
PRÓXIMA EDIÇÃO DO ACHEI UM LIVRO
A próxima edição do projeto Achei um livro está programada para acontecer em agosto, durante a Semana Cultural, realizada mensalmente pela Prefeitura de Hortolândia.





