Rosamunde Pilcher aparece como uma das mais lidas em março, com três dos seus livros mais conhecidos: “A casa vazia”, “O dia da tempestade” e “Catadores de conchas”
Os leitores de Hortolândia gostam de autores consagrados. Isso pode ser comprovado no ranking dos livros mais emprestados em março, divulgado pela Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura. A escritora britânica Rosamunde Pilcher é o grande destaque. Ela aparece no ranking com três dos seus livros mais conhecidos: “A casa vazia” (2ª posição), “O dia da tempestade” (3ª posição) e “Catadores de conchas” (17ª posição).
Rosamunde Pilcher (1924-2019) nasceu no condado da Cornualha, localizado no sudoeste da Inglaterra. Iniciou sua carreira literária no final dos anos 1940, quando publicou os primeiros livros com o pseudônimo Jane Fraser. Depois, em meados dos anos 1950, passou a publicar com seu nome verdadeiro.
De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, os livros de Rosamunde Pilcher se caracterizam por histórias com conflitos e paixões. Sua obra mais famosa e que vendeu milhões de exemplares, é “Catadores de conchas”, publicado em 1988. O livro deu origem a um filme, lançado em 1989, e a uma série de televisão, exibida em 2006.
Além da escritora britânica, os leitores da biblioteca procuraram obras consideradas clássicas, como “Alice no País das Maravilhas”, “Mulherzinhas” e “Grande sertão: Veredas”. Outro autor consagrado que marca presença na lista é Paulo Coelho, com o livro “O vencedor está só”.
A literatura infantojuvenil também continua na preferência dos leitores mais jovens da biblioteca. O destaque é o livro “Querido diário otário – É para isso que não servem os amigos”, de Jim Benton, que ficou na 1ª posição. Outra série infantojuvenil que aparece no ranking com dois volumes é “Diário de uma garota nada popular”, de Rachel Renée Russell.

AMPLIAÇÃO DE ACERVO
E tem novidade para os leitores. A Biblioteca Municipal de Hortolândia ampliou seu acervo com a incorporação de 153 títulos novos.
ACHEI UM LIVRO
Neste mês, a biblioteca realiza mais uma edição do projeto Achei um livro. A atividade integra a programação da Semana Cultural de abril.
PRÊMIO INTERNACIONAL
Ainda graças ao projeto Achei um livro, a Biblioteca Municipal de Hortolândia foi indicada a um importante prêmio internacional.
CADASTRO
Atualmente, a biblioteca tem mais de 6.000 usuários cadastrados. Quem quiser se tornar usuário da biblioteca deve apresentar documento com foto original e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital.
Crianças ou adolescentes menores de idade que também querem se tornar usuários cadastrados devem apresentar documento original do pai, da mãe ou do responsável, e autorização assinada por algum deles.
Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).
O acervo da biblioteca pode ser consultado on-line por meio deste site (CLIQUE AQUI). A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Confira o ranking dos livros mais emprestados pela biblioteca em março no arquivo abaixo disponível para download: