Homenagem da Câmara Municipal foi entregue nesta quarta-feira (24/06)
O BAH (Banco de Alimentos de Hortolândia), órgão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, recebeu, na manhã desta quarta-feira (24/06), uma Moção de Congratulações em razão de seus 19 anos de história. A homenagem foi concedida pelo Legislativo municipal.
O reconhecimento foi entregue pela vereadora Roberta Diniz, durante um encontro especial, realizado na sede do órgão, na Rua Maria Catarina Vasconcellos Pinheiro, 65, no Parque Odimar. O café da manhã festivo reuniu cerca de 20 pessoas, entre gestores públicos, técnicos e representantes do terceiro setor.
Cada OSC (organização da sociedade civil) parceira recebeu uma cópia personalizada da moção em formato de quadro para que pudesse levar o reconhecimento para a sua respectiva sede. Entre os convidados e homenageados da manhã estavam lideranças de entidades locais, como os representantes da Casa Betânia da Paz, Casa Nova Esperança, ASMOCER, Contato, Irmãs Américas, Irmãos Metodistas, Núcleo Vinde a Mim, APAE de Hortolândia, MORIAH e Novo Nascimento.
“Celebrar os 19 anos do Banco de Alimentos é resgatar uma história de compromisso com a dignidade humana e com a segurança alimentar em Hortolândia. Desde a sua fundação, o programa cresceu significativamente, tornando-se uma referência regional no combate ao desperdício e no atendimento diário a centenas de famílias, crianças da rede municipal e entidades parceiras. Essa moção de congratulações, aprovada pela Câmara Municipal, é um reconhecimento inédito e merecido a toda a equipe técnica e às organizações que fazem esse suporte acontecer na prática”, destacou a vereadora.
Para a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Barbosa, o Banco de Alimentos é um Programa exitoso por ser construído por muitas mãos. “Envolve o empenho da Prefeitura, o conhecimento dos nossos técnicos, a dedicação das organizações da sociedade civil e o apoio fundamental do Legislativo. Vivemos um momento muito feliz para o Programa. A atual gestão, sob a liderança da secretária Simone e o trabalho conjunto com o Renato na Educação, tem aberto portas fundamentais para que o nosso atendimento continue crescendo e alcançando quem mais precisa. Receber esse primeiro reconhecimento público oficial da Câmara Municipal, por meio da vereadora Roberta, coroa esse esforço coletivo e nos motiva a levar a nossa experiência adiante”, afirmou Alessandra.
“É uma alegria imensa e um orgulho enorme estar aqui nesta manhã para celebrar esse trabalho. O programa Banco de Alimentos é uma política pública que chega onde a nossa população mais precisa, garantindo que o direito à alimentação de qualidade seja uma realidade constante. Nós sabemos o quanto o Banco é essencial para Hortolândia. Esse trabalho intersetorial, que une a Educação, a Assistência Social e as nossas organizações parceiras, é o que sustenta e transforma a realidade das nossas comunidades, garantindo segurança alimentar e dignidade para as nossas crianças todos os dias”, ressaltou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Simone Locatelli.

Banco de Alimentos em números
Primeiro Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional implantado em Hortolândia e na região metropolitana de Campinas, referência para outros municípios paulistas, o BAH tem baseado suas ações, ao longo de sua trajetória, no princípio da garantia do direito humano à alimentação adequada.
Segundo a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Barbosa, em 2025, foram arrecadados 43.561,81 mil kg e distribuídos 42.008,31 kg de alimentos, uma vez que foi preciso descartar 1.008,50 kg, isto é, 2,32% do que foi coletado. De tudo o que foi doado à população, 60,15% foi de alimento in natura (26.200,8 kg); 21,62%, de alimento minimamente processado (9.421,88kg); 15,76%, de alimento processado e somente 2,47% (1.074,94kg), de alimento ultraprocessado.
Nesse período, o Programa fez a diferença, em termos de acesso ao alimento de verdade, para quem mais precisa em Hortolândia, fortalecendo a parceria com OSCs locais. O valor médio mensal doado em alimentos, nesse período, foi de cerca de R$ 41,83 por família atendida e de 3,1kg distribuídos por pessoa.
Veja a seguir o total de beneficiados:
- 1.601 pessoas, em 19 OSCs, em janeiro,
- 1.321 pessoas, em 16 OSCs, em dezembro
- 1.380 pessoas participantes, em 163 atividades de educação alimentar e nutricional e sócio assistenciais, além de visitas técnicas às OSCS e visitas domiciliares.
Última atualização: Úquarta-feira301506pm pm30000000pmquarta-feira15174pmçã2026: 24 de junho de 2026