Hortolândia dá as “boas-vindas” aos novos servidores da saúde

Prefeitura promoveu atividade de integração dos novos funcionários contratados via concursos públicos, neste mês

Hortolândia saúda os novos servidores municipais. A Prefeitura promoveu atividade de integração dos profissionais de saúde que foram contratados via concursos públicos. A atividade aconteceu no auditório da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, neste mês.

Durante a atividade, a Secretaria de Saúde apresentou os equipamentos e as unidades da rede municipal. Também foram mostrados os serviços de saúde oferecidos em cada território de cobertura das unidades, bem como as equipes que compõem os departamentos e setores da secretaria.

Outro tópico abordado foram os indicadores de saúde e as metas que o município precisa cumprir para poder pleitear recursos junto ao governo federal. A atividade também abriu espaço para perguntas e esclarecimento de dúvidas dos novos servidores. De acordo com a Secretaria de Saúde, ao longo deste ano o município contratou 80 profissionais, dentre médicos de diferentes especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais administrativos, dentre outros.

Neste ano, o município também foi contemplado com oito novos profissionais por meio do programa federal Mais Médicos.


VENTILADORES MECÂNICOS

O Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, gerido pela Secretaria de Saúde, também promoveu atividade de integração de novos servidores.

Durante este mês, o hospital teve agenda movimentada com várias ações,  atividades e capacitações para suas equipes. Uma delas foi treinamento de ventiladores mecânicos. Esses equipamentos são utilizados em pacientes entubados. Também participaram da atividade equipes das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia e Rosolém.

É importante que os profissionais saibam fazer o descarte correto e seguro de materiais de saúde já utilizados. Por isso, a Prefeitura promoveu a capacitação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

CURATIVOS

Para assegurar que pacientes tenham uma recuperação rápida, a Secretaria de Saúde também ministrou para as equipes do hospital uma capacitação sobre curativos e estomaterapia, esta última especialidade da área de enfermagem focada no cuidados de pacientes com estomias (aberturas cirúrgicas para fezes e/ou urina) e feridas.

O hospital mantém parcerias com entidades e instituições de ensino técnico e graduação na área de saúde. Nesta semana, alunos da escola Grau, que ministra curso de técnico de enfermagem, realizaram atividades de estágio no hospital.

Já para animar o ambiente hospitalar, um grupo da igreja Congregação Cristã do Brasil circulou por alguns setores e salas para tocar algumas músicas para pacientes, profissionais e equipes de saúde.

ALEITAMENTO

A programação de capacitações foi finalizada nesta semana com uma formação ministrada para novos agentes comunitários e equipes da UBS (Unidade Básica de Saúde Nova Europa).

A atividade abordou o aleitamento materno, a coleta e a armazenagem correta de leite materno para bebês. A formação também capacitou os profissionais sobre a Oficina de Brincar, que é realizada pela Secretaria de Saúde.