Empresa contratada pela Prefeitura coloca bolsacreto no córrego próximo à EMEF Tarsila do Amaral
Segue firme a construção do parque socioambiental no Jardim Amanda, em Hortolândia. A Prefeitura continua a executar a canalização do córrego ao lado da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. Nesta semana, a empresa contratada pelo município implanta bolsacreto no curso d´água.
De acordo com a Secretaria de Obras, a canalização do tipo bolsacreto utiliza revestimento feito com concreto moldado, que é colocado dentro de mantas de tecido, feitas de material geotêxtil, formando bolsas, daí o nome desse sistema de construção. O material se molda ao terreno e, após o período de cura, forma um revestimento monolítico e durável.
A canalização é feita num trecho de 5,10 metros de extensão do córrego, que passa por dentro do futuro parque. O córrego deságua na primeira lagoa do Jardim Amanda.
MAIOR PARQUE DA CIDADE
O futuro parque socioambiental do Jardim Amanda será o maior da cidade, onde a população poderá desfrutar de momentos de lazer e descanso. O parque terá área de 385.000 m2 (metros quadrados). A Prefeitura fará a entrega da parte inicial da obra na primeira semana de dezembro.
Dentre os atrativos que serão oferecidos aos moradores estão pista de caminhada, academia para o público da terceira idade, playgrounds, espaços de convívio e bicicletários. Estão previstas reformas das quadras e do campo de futebol existentes. Este último ainda receberá um novo vestiário.
Para facilitar a mobilidade e o deslocamento da população, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o futuro parque terá ainda a construção de uma estação de transferência de ônibus municipal.
Outra importante melhoria na área do parque será a implantação de um vertedouro na segunda lagoa, para prevenir inundação da rua Benjamin Constant, que fica próxima ao local.
A Prefeitura de Hortolândia deu a ordem de serviço da obra em agosto do ano passado. O parque socioambiental do Jardim Amanda é uma das principais obras do novo PIC, cujo anúncio foi feito, em dezembro de 2023, pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. A construção é feita com recursos oriundos do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
MAIS ÁREAS VERDES
Também segue a todo vapor a obra de construção do parque na região do Jardim Jardim Santa Emília. 
A população ganhará mais áreas verdes. A Prefeitura de Hortolândia já anunciou a licitação de mais quatro parques e do centro de eventos sob a Ponte Estaiada no final de agosto.
Também em agosto, a Prefeitura divulgou a licitação para a construção de uma praça no Jardim Firenze, próximo ao Fórum.
 
								 
															








