Competição promovida pela Prefeitura de Hortolândia reforça inclusão social e qualidade de vida para pessoas a partir dos 60 anos de idade
A tarde quente desta terça-feira (30/09), estava muito agitada e movimentou o novo ginásio esportivo inaugurado neste ano pela Prefeitura de Hortolândia no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo, localizado no Remanso Campineiro. O local sediou a disputa da 2ª edição do Campeonato de Boxe da Melhor Idade. O objetivo da atividade é promover e contribuir com a qualidade de vida de todas as pessoas, inclusive aquelas acima dos 60 anos.
“Este evento é muito importante não só para as pessoas idosas, mas para todos que estão aqui vendo a inclusão acontecer. São diversos eventos para o segmento do idoso e eles vão continuar acontecendo. Realmente é um dia muito especial e estamos felizes em fazer parte de mais uma histórica edição deste torneio, cercado de risos e amizade”, comenta o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, Héverton Silva.
Participaram da disputa 35 competidores com idades entre 62 e 85 anos. Os idosos são cadastrados nos Centros da Melhor Idade do Remanso Campineiro e do Jardim Amanda. Ao todo, foram sete lutas casadas pelas categorias masculino (três lutas e seis atletas) e feminino (quatro lutas e oito atletas), além de 10 idosas que participaram como ring girls.

“Já treino boxe no CCMI do Jardim Amanda faz três anos. Participei da edição passada do torneio, gostei tanto que estou voltando para esta edição. Além disso, vou continuar treinando boxe e participando de todos os eventos que acontecem no nosso espaço. Gosto muito de percussão também”, explicou a aposentada Orídea Tomé Souza, 74 anos, moradora do Jardim Amanda.
“Para participar e iniciar os treinamentos, basta a pessoa ter acima de 60 anos e estar cadastrada em um dos CCMI’s (Remanso Campineiro e Amanda). É só ir até o local. É uma honra poder treinar boxe com estes homens e mulheres que tanto amam viver e praticar esporte”, comentou o professor Alexandre Amaro.
“Treino boxe tem exatamente um ano. Adoro esta modalidade e participo do torneio pela primeira vez. Estou emocionado de curtir uma tarde como esta com meus amigos. Também gosto de jogar vôlei adaptado, praticar Lian Gong. Amo esporte e isso me faz ativo para estar bem e saudável”, avaliou o aposentado Manoel Pereira Souza, 78 anos, morador do Jardim Santo André e cadastrado no CCMI do Remanso Campineiro.