Hortolândia é destaque em eleição da Comissão Regional de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável de Campinas

Município terá representante no segmento Poder Público

Durante a eleição da CRSANS-Campinas (Comissão Regional de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável), Hortolândia foi destaque no segmento do Poder Público. O município recebeu 40 votos e obteve a maior representatividade entre os participantes, mostrando liderança regional no campo da segurança alimentar e nutricional. 

O CRSANS é um órgão de participação social, descentralizado e permanente do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), conforme explica a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, à qual o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional está vinculado. Este colegiado tem como objetivo discutir, analisar e propor ações e políticas públicas para garantir o direito à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional na região de atuação.

No segmento do Poder Público, Hortolândia foi representada por Alessandra dos Santos Barbosa Sarto, Diretora do Departamento de Segurança Alimentar, e Caio Felipe Romeiro, nutricionista no setor de Alimentação Escolar da Prefeitura. A eleição aconteceu na última quinta-feira (11/09), em Campinas, na sede da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Já no segmento da sociedade civil, o CRN-3 (Conselho Regional de Nutrição – 3ª Região) foi representado por Nanci Munhaes Ferreira e Ester Mendes de Oliveira, nutricionistas que atuam na área de Segurança Alimentar nos municípios de Sumaré e Hortolândia, o que amplia o protagonismo técnico e social na construção de políticas voltadas ao acesso e qualidade dos alimentos.

O colegiado regional de Campinas é composto por 90 municípios. O pleito reuniu representantes de diferentes municípios e de OSCs (organizações da sociedade civil), reforçando o compromisso coletivo com políticas públicas de segurança alimentar. Ao todo, 76 votantes inscritos do poder público e 36 votantes da sociedade civil participaram do processo. 

A eleição reforça a importância da participação social e intermunicipal no fortalecimento da CRSANS, que tem papel fundamental na articulação de estratégias regionais para combate à fome, redução do desperdício de alimentos e promoção de uma alimentação saudável, sustentável e acessível a toda população.

Na avaliação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com o resultado, Hortolândia reafirma sua posição de destaque na região, mostrando engajamento tanto do setor público quanto da sociedade civil, o que fortalece sua presença nos debates e decisões estratégicas que impactam diretamente a vida da população. 

“A expressiva votação de Hortolândia reflete o compromisso do município com políticas públicas que assegurem alimentação saudável e de qualidade para todos. Essa liderança na CRSANS é uma vitória não apenas para Hortolândia, mas para toda a região, que ganha com a integração e o fortalecimento das ações coletivas”, afirma Alessandra Sarto.

A nova composição da CRSANS-Campinas inicia sua gestão com a missão de dar continuidade às ações de fortalecimento da rede de segurança alimentar, garantindo a integração dos municípios em um esforço conjunto pela efetivação de políticas públicas.