Prefeito Zezé Gomes compareceu à abertura do torneio, neste sábado (06/09), na Estação Cidadania de Esportes do Jardim Amanda
Cerca de 200 pessoas acompanharam o 1º Open de Rugby em Cadeira de Hortolândia, realizado neste final de semana, na Estação Cidadania de Esportes “Deputado Luiz Lauro Filho”, no Jd. Amanda. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a primeira dama, Maria dos Anjos Assis Barros, compareceram à abertura do evento, que buscou não somente divulgar a modalidade na cidade e o preparo das equipes, mas promover a inclusão e o respeito à PcD (Pessoa com Deficiência), unindo cidadania e prática esportiva. Além de vereadores, o torneio recebeu a presença do deputado estadual Rafa Zimbaldi.
Organizado pela Associação de Esportes Adaptados de Campinas e pela Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas, que administra o esporte no Brasil, o torneio contou com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e de Inclusão e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência.
“É com muito orgulho que acompanhamos a realização do 1º Open Hortolândia de Rugby em Cadeira de Rodas. Este evento é a prova de que inclusão social e esporte caminham juntos, abrindo novas oportunidades, promovendo qualidade de vida e valorizando cada pessoa em suas potencialidades. Em Hortolândia, tratamos esse tema com a seriedade que ele merece. Prova disso é a criação do Departamento de Política Pública para a Pessoa com Deficiência, que garante um olhar atento e políticas permanentes voltadas para essa população. Ver atletas em quadra, mostrando garra, determinação e superação, é inspirador. Isso nos motiva a seguir trabalhando para que Hortolândia seja cada vez mais uma cidade inclusiva, humana e acessível para todos.Parabéns às equipes participantes e a todos os envolvidos nessa grande iniciativa. Nossa cidade tem muito orgulho de receber vocês!”, afirmou Zezé Gomes.
Três equipes participaram da disputa: uma de São Paulo capital, o Drakkar, e duas de Campinas, o Gigantes e o Adeacamp. Ao final de dois dias de competição, o time do Gigantes sagrou-se campeão, ficando o do Adeacamp em segundo lugar e o do Drakkar, em terceiro.
Confira os resultados:

“O 1º Open de Rugby em Cadeira de Hortolândia foi um sucesso, tanto de público como também do acolhimento da cidade em nos receber. Não houve incidentes. A estrutura oferecida pela Prefeitura foi essencial para que os jogos acontecessem no seu mais alto grau de disputa. Fico feliz por trazer esse esporte que pratico em minha cidade. Espero que seja o primeiro de muitos. Obrigado à Secretaria de Esportes e Lazer pelo apoio e também à Secretaria da Inclusão e Desenvolvimento Social, através do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência”, avaliou o organizador e jogador de rugby, Ademir Souza, morador da Vila Real Continuação.
“Vejo como um progresso do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência poder trabalhar em parceria com o Esporte, atendendo essas famílias e trazendo para cá uma ação de treinamento para equipes que vão disputar nível de Brasil. É um olhar para trabalhar a questão da inclusão e do esporte de mãos dadas para atender as famílias com PcDs”, ponderou Maria dos Anjos, que é secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Além da própria secretária, o Departamento PcD foi representado pelo servidor Alexandre Amaro, assessor do DPPCD.
Saiba mais sobre o Rugby
De acordo com a comissão organizadora, o Rugby em Cadeira de Rodas é um esporte misto, jogado por homens e mulheres a partir dos 16 anos de idade. Cada equipe é formada por quatro jogadores que, em sua maioria, possuem lesão medular, são tetraplégicos e ou apresentam outras deficiências. Após uma avaliação realizada por classificadores das associações, os jogadores recebem o atestado para competir na modalidade.