Prefeitura promoveu formações sobre temas como refluxo, primeiros socorros, segurança em cirurgias e incontinência urinária para diversas equipes
Hortolândia segue com a agenda permanente de capacitações para as equipes de saúde. A ação é necessária para que o município ofereça atendimento cada vez melhor à população. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ministrou várias formações e treinamentos para servidores e profissionais das Atenções Básica (Primária), Especializada, Urgência e Emergência, durante o mês de agosto.
O refluxo aflige boa parte das pessoas. Para ajudar a população que tem esse problema, a Secretaria de Saúde promoveu uma formação sobre o tema. A atividade, para as equipes de saúde, aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire (CFPEPF), no dia 14/08. A formação também abordou a questão do sangue oculto, ou seja, presença de sangue nas fezes detectada somente por exame laboratorial, e colonoscopia.
PARCERIA
Parcerias também têm ajudado o município a aperfeiçoar o trabalho na rede pública de saúde. Este foi o caso da ação “Médicos em missão”, ocorrida no dia 16/08. A Secretaria de Saúde recebeu alunos do recém-implantado curso de Medicina do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Os estudantes realizaram atendimento a pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. A ação será realizada novamente no dia 27 deste mês.
CIRURGIA
A depender do caso e da gravidade, procedimentos cirúrgicos são ações que exigem atenção e cuidados extremos das equipes de saúde envolvidas. Por isso, Hortolândia recebeu o evento “Encontro da Rebraensp – Tema cirurgia segura”, no Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, no dia 21/08. A atividade foi promovida pela Rebraensp (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente).

Com palestras de especialistas de três instituições de saúde e medicina renomadas da região, a formação enfatizou a importância dos protocolos de segurança em cirurgias para garantir o bem-estar e a recuperação no tempo mais breve possível do paciente.
PRIMEIROS SOCORROS
Muitas vezes, as equipes de saúde têm que lidar com situações inesperadas durante atendimento a pacientes. Por isso, é importante que eles saibam como agir nessas situações.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) ministrou uma palestra sobre primeiros socorros para os profissionais de Odontologia da Secretaria de Saúde. A atividade foi ministrada no CFPEPF, no dia 21/08.
CONFRATERAPIA
Também no dia 21/08, o Centro de Reabilitação Física (CRF) Mônica Cristina Blanco, órgão especializado da Secretaria de Saúde, realizou a sua tradicional “Confraterapia”, atividade ao ar livre.

Desta vez, a unidade levou 90 pacientes para prática de alongamento e aula de liang gong no parque socioambiental Lago da Fé. A atividade teve também a palestra com a Academia Municipal Jaime Pereira, órgão da Secretaria de Esportes e Lazer. A palestra enfatizou a importância da continuidade da prática de atividade esportiva para pacientes que concluem fisioterapia.
IDOSOS
Os idosos estão mais propensos a sofrer problemas de saúde, por causa justamente da fase de vida que estão. Um deles é a incontinência urinária. Para ajudá-los e orientá-los sobre essa questão, a Secretaria de Saúde ministrou uma palestra sobre o tema para pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação Física (CRF) Mônica Cristina Blanco. A atividade aconteceu no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, no dia 25/08.

A palestra, ministrada pela equipe especializada do CRF e com expressiva presença de idosos, abordou também o aspecto comportamental relacionado com o assoalho pélvico. O assoalho é o conjunto de músculos, ligamentos e tecidos que formam a cavidade pélvica. Esse conjunto é responsável pela sustentação de órgãos como bexiga, útero (nas mulheres) e intestino reto, e fundamental para continência urinária, fecal, saúde sexual e postura.