SAMU de Hortolândia ministra capacitação para formandos da GM

Serviço de emergência do município realiza treinamento para futuros inspetores da corporação, durante esta semana

Quando atendem uma ocorrência, os guardas municipais de Hortolândia podem, muitas vezes, ter que lidar com situações que envolvam risco à vida das pessoas. Por isso é importante que eles estejam capacitados para atuar em tais circunstâncias. Durante esta semana, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ministra treinamento sobre primeiros socorros para 33 formandos da Guarda Municipal. A atividade integra a formação dos futuros guardas. Os 33 formandos foram aprovados em concurso público realizado pelo município. De acordo com a Secretaria de Segurança, a previsão é que eles comecem a atuar em outubro.

Durante o treinamento, que inclui conteúdos teóricos e atividades práticas, o SAMU de Hortolândia enfatiza a importância dos primeiros socorros. Um dos temas abordados são os princípios básicos, que mostram como fazer avaliação da cena, segurança e chamada de emergência.

O treinamento também aborda aspectos de legislação, dentre os quais ética e responsabilidade do guarda municipal em situações de emergência, direitos e deveres do socorrista.

O SAMU ainda ensina para os formandos técnicas de atendimento, que incluem:

– Reanimação cardiopulmonar (RCP) em adultos, crianças e bebês

– Desengasgo em adultos e crianças

– Controle de hemorragias (curativos, torniquetes)

– Imobilização de fraturas e luxações

– Ferimentos e queimaduras

– Convulsões e desmaios

– Intoxicações e envenenamentos

– Reações alérgicas e choques

– Transporte de vítimas

Já a parte prática consiste em simulações de cenários diversos, tais como acidentes de trânsito, situações de violência e mal súbito em local público. Nessas atividades, são utilizados manequins e equipamentos de primeiros socorros. Os formandos também recebem treinamento para atuar em equipe, com foco na comunicação e coordenação.

“Os guardas municipais, no cumprimento das suas funções, podem se deparar com incidentes de trânsito, vítimas de ferimentos por arma de fogo ou branca. Além de situações de emergência, tais como engasgos, convulsão, quedas, fraturas, desmaios e surtos psicóticos. Por isso, até a chegada do SAMU, eles precisam realizar, com segurança e eficácia, os primeiros socorros para garantir a vida das vítimas. Reduzir sequelas e viabilizar atendimento quando os profissionais do SAMU ou bombeiros chegarem para assumir o atendimento da ocorrência”, salienta o coordenador do SAMU e diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência, Renato Lopes Machado.

FORMAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a formação de 33 guardas municipais este mês. Eles foram aprovados no concurso público 02/2023.

A contratação de novos GMs faz parte do pacote de ações em realização pela Prefeitura para reforçar a segurança em Hortolândia. Em fevereiro de 2023, começaram a ser instalados, em diversos bairros, 15 totens inteligentes, com câmeras acopladas com giro em 360 graus e botão de pânico que pode ser acionado pelo cidadão e, instantaneamente, a informação do local da ocorrência chega até a Central de Operações da Guarda Municipal.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes já anunciou para breve a locação de seis motos para patrulhamento e 96 totens que utilizarão inteligência artificial no enfrentamento à criminalidade.

NOVO CONCURSO

Esta semana, a Prefeitura de Hortolândia abriu o novo concurso da Guarda Municipal com 40 vagas para guardas 4ª Classe. O edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município, na edição desta quarta-feira (20/08), que pode ser acessado por meio deste LINK.