Até o momento, equipe já consertou 38 cadeiras doadas à organização
A campanha de arrecadação de cadeiras usadas, em realização pelo FunSol (Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia, está dando bons frutos. Cerca de um mês após o início da ação, foram arrecadadas 38 unidades – 14 de rodas e 24 de banho, já reparadas e disponibilizadas para empréstimo a moradores da cidade, em vulnerabilidade, que tenham deficiência física ou dificuldade temporária de locomoção.
A ação faz parte da campanha “Uma mão na roda e outra no coração”, que, nesta terça-feira (12/08), recebeu outro importante reforço: a doação de 80 cadeiras novas, fruto do almoço beneficente promovido pela “Galera do Chapéu”. Além disso, já começaram a chegar às escolas estaduais e a outros pontos de coleta os equipamentos coletores que integram a “Campanha do Lacre” – parte importante da mobilização geral para a aquisição de cadeiras de rodas pelo Fundo Social.


Com o êxito da ação, o FunSol resolveu tornar permanente a mobilização pela coleta de cadeiras usadas. Este segmento da campanha foi iniciado em meados de julho para aumentar o estoque disponível na entidade para empréstimo, que estava muito baixo. Segundo os organizadores, as cadeiras com pequenos defeitos ou que precisem de manutenção estão sendo recuperadas por equipes parceiras do Fundo Social.
“A campanha ‘Uma mão na roda e outra no coração’ tem tomado cada vez mais força. Essa parceria para consertar algumas cadeiras que chegam com defeito tem nos ajudado a ter, cada vez mais, um bom número de cadeiras disponíveis para empréstimos às famílias. A gente conta com a solidariedade da população. A pessoa que tiver uma cadeira encostada, porque está com um defeito ou outro, pode doar ao Fundo Social. Aqueles que compraram para uso próprio e não estejam usando, se quiserem doar, também aceitamos. O Fundo Social está de portas abertas para que a gente possa aumentar o número de cadeiras disponíveis e, com isso, o número de atendimento ao cidadão em vulnerabilidade e que precisa, por algum tempo, de uma cadeira de roda, de banho, uma muleta, algum desses equipamentos que podem ajudar as famílias”, pondera a primeira dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros.
Interessados em participar da campanha “Uma mão na roda outra no coração” podem levar as cadeiras diretamente na sede do FunSol, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Fundo Social de Solidariedade está localizado na Rua José Athanazio Bueno, 260, no Jd. Santana.