Curso “Preparatório Para o Mundo do Trabalho” beneficia atualmente cerca de 120 jovens no município
Hortolândia e Indaiatuba estão estreitando laços e trocando experiências, na área social. O município recebeu, nesta quarta-feira (23/07), a segunda visita no ano da primeira-dama Kamila Nery Grossi Tavares Dias, que está à frente do Fundo Social de Solidariedade da cidade próxima. Desta vez, a visitante veio conhecer um dos cursos profissionalizantes gratuitos, disponibilizados à população pela Prefeitura, em parceria com OSCs (Organizações da Sociedade Civil).
A primeira visita aconteceu em março deste ano, quando a primeira dama pôde conhecer projetos, atividades e iniciativas que tornaram Hortolândia referência regional em atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, dentre eles o trabalho do FunSol de arrecadação e distribuição de roupas e agasalhos, bem como programas e projetos sociais importantes, como o “Cuidar”, que atende gestantes que fazem pré-natal na rede municipal de saúde, e o “Farmácia Solidária”, que arrecada e doa medicamentos mediante prescrição médica.
A comitiva, integrada também pela coordenadora dos Projetos “Geração de Renda” e “Mãos Dadas” de Indaiatuba, Ana Beatriz de Lara Campos, foi recebida pela pela primeira-dama e presidente do FunSol Hortolândia, Maria dos Anjos Assis Barros; por servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, que ela comanda, e por representantes da OSC parceira.
“Eu acho muito importante isso, porque eu também, quando comecei, andei visitando alguns lugares para saber como funcionava e buscar informações para poder fazer melhor. A gente está sempre à disposição para atendê-las e para passar como está sendo feito o nosso trabalho aqui. É um grande prazer. Se está dando certo aqui, pode dar certo em outros lugares e ela veio para conhecer sobre esse curso que está sendo realizado em Hortolândia, porque é importante a gente cuidar dos nossos jovens. Esse curso abre a mente do jovem para que ele possa buscar ainda mais aprender, fazer outros cursos para se preparar para o mercado de trabalho”, afirmou Maria dos Anjos.
“É sempre muito produtivo e inspirador conhecer de perto projetos de sucesso, como o que tivemos a oportunidade de visitar a convite do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Hortolândia. Essas visitas são momentos valiosos para a troca de informações, a absorção de novas ideias e a identificação de boas práticas. Em Indaiatuba realizamos iniciativas muito semelhantes, buscando capacitar e oferecer novas oportunidades para a nossa população”, ponderou Kamila Tavares.


O curso visitado pela comitiva foi o “Preparatório Para o Mundo do Trabalho”, iniciado no dia primeiro de julho. Ele beneficia cerca de 120 adolescentes, com idades entre 15 e 21 anos, cujas famílias estão em situação de vulnerabilidade, sendo atendidas pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), em unidades do CRASs (Centros de Referência de Assistência Social).
As aulas são ministradas por profissional do Senac e acontecem, até o dia 12 de setembro, em um salão cedido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado na Rua Waldiva Fernandes Duarte da Silva, 59, no Jd. Sumarezinho.
Saiba mais sobre o Curso “Preparatório Para o Mundo do Trabalho”
Segundo o Departamento de Inclusão Produtiva e Geração de Renda da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o Curso “Preparatório Para o Mundo do Trabalho” tem 86 horas/aula. Se fosse pagar pela formação, o jovem teria que desembolsar R$ 650,00.
A formação acontece no período da tarde, no Jd. Rosolém, em parceria com a Igreja. As próximas serão abertas no dia primeiro de setembro, para a Região Central e dos CRAS Jardim Primavera e Vila Real, com as aulas se encerrando no dia 12 de novembro.
Confira abaixo o conteúdo ministrado:
• Comportamento e postura profissional
• Comunicação no ambiente de trabalho
• Trabalho em equipe
• Elaboração de currículo e entrevistas
• Noções básicas de cidadania e empregabilidade
• Encaminhamento ao mercado de Trabalho