Conferência Municipal de Assistência Social começou na tarde desta nesta quinta-feira (10/07)
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes abriu, na tarde desta quinta-feira (10/07), a XV Conferência Municipal de Assistência Social de Hortolândia. No primeiro dia de trabalhos, o evento reuniu cerca de 200 pessoas, que lotaram o auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, para debater sobre os “20 anos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): construção, proteção social e resistência”.
Zezé ressaltou o trabalho da rede de assistência social no município, de acolher, ouvir, identificar as demandas, encaminhar para o atendimento nos serviços públicos e levar esperança à população em vulnerabilidade. “Sei que isso gera um desgaste nos servidores públicos, que passam o dia ouvindo problemas, alguns bem graves. Por isso, estamos lançando um programa para cuidar da saúde mental dos servidores, para cuidar de vocês também e capacitar vocês para reconhecer esses novos casos que têm aparecido e que geram tensões”, anunciou o prefeito.


Presentes à Conferência estavam representantes de OSCs (Organizações da Sociedade Civil), servidores e gestores municipais, profissionais e usuários da rede de assistência social. Os secretários de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros (titular) e Gérson Ferreira (adjunto), também participaram da abertura, assim como o vice-prefeito, Cafu César; a vereadora Roberta Diniz, representante do Poder Legislativo; o presidente do CMASH (Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia) Jesus José Ribeiro da Costa; e as representantes dos segmentos, Irene de Araújo Cordeiro (trabalhadores da área), Joselma Regina da Silva Ferreli (cidadãos usuários) e Luzeni da Silva (entidades).
O evento se estenderá até esta sexta-feira (11/07), quando acontecerá, às 8h45, palestra sobre o tema central, aberta ao público em geral. Ele será abordado pela economista e Professora Adjunta da Universidade de Taubaté, Marcela Barbosa de Moraes, Pós-doutora em Políticas Públicas, Consultora Sênior em Formação de Políticas Públicas na “Ativamente Consultoria em Gestão Pública Ltda” e em Projetos Públicos no Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
Em seguida, serão discutidos os eixos temáticos nos grupos de trabalho para deliberação das propostas finais. Ao todo, 155 delegados credenciados – 70 eleitos durante as oito pré-conferências realizadas em junho, e os inscritos hoje, terão o direito de voto nas propostas que serão apresentadas.
A Conferência é organizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Confira os eixos de debate e os delegados eleitos neste link.
SERVIÇO:
XV Conferência Municipal de Assistência Social
Local: Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim
Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92, Remanso Campineiro
Data:
sexta-feira (11/07), das 8h às 17h