“Espaço Sustentável” da Prefeitura mobiliza servidores de Hortolândia a participar de coleta de materiais recicláveis

Ponto de coleta de recicláveis implantado no dia 15 de abril também recebe diversos resíduos secos, como lacres, tampinhas plásticas, garrafas PET, caixas cartonadas, eletroeletrônicos e pilhas

Prestes a completar três meses de funcionamento, na próxima terça-feira (15/07), o “Espaço Sustentável” implantado no Novo Paço tem se mostrado uma importante ferramenta de coleta de resíduos reaproveitáveis, que passaram a receber destinação correta, em Hortolândia. Localizado entre o refeitório e o estacionamento interno, este ponto de entrega voluntária voltado aos servidores municipais vai ampliando, mês a mês, a adesão junto ao funcionalismo e contribuindo para manter a cidade mais limpa e sustentável (veja abaixo).

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, mais de 4,7 mil embalagens de caixinhas cartonadas/longa vida e três barricas/bombonas de papel grande cheias de tampinhas plásticas já foram coletadas no local, de 15 de abril até esta segunda-feira (07/07). Além destes materiais, o “Espaço Sustentável”, vem recebendo diversos tipos de resíduos sólidos secos, como lacres de latas, pilhas, eletroeletrônicos, baterias e garrafas plásticas do tipo PET. 

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Espaco-Sustentavel-1.jpg

Parte deste resíduos, como garrafas PET, eletrônicos e embalagens cartonadas, são direcionados à Cooperativa “Águia de Ouro”, parceira da Prefeitura. Já as tampinhas plásticas e os lacres metálicos são enviados ao FunSol ( Fundo Social de Solidariedade) de Hortolândia, para reforçar as campanhas que beneficiam pessoas em vulnerabilidade, por meio da troca por cadeiras de rodas, conforme esclarece a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos.

A proposta da Administração Municipal ao criar o “Espaço Sustentável” foi incentivar o servidor às boas práticas ambientais, contribuindo para a formação de novos hábitos e o descarte correto de materiais. 

O Novo Paço conta também com lixeiras coletoras de cor marrom para o descarte do “lixo molhado” (resíduos orgânicos) e de cor verde, para o “lixo seco” (recicláveis e reaproveitáveis), em vários ambientes do prédio, como as copas e o refeitório. Além disso, em frente à entrada principal do “Palácio dos Migrantes”, existe um contêiner verde, um LEV (Local de Entrega Voluntária), para coleta de materiais recicláveis como  papel, papelão e vidro. O Paço está localizado na Rua Projetada 12, nº 100, no Jardim Metropolitan, na região do Jd. Novo Ângulo. 

Confira os dados sobre a coleta de embalagens cartonadas/longa vida

  • 815 embalagens – abril/2025
  • 1.703 embalagens  – maio/2025
  • 4.240 embalagens – junho/2025
  • 685 embalagens –  até 07 de julho

Total: 7.443 (de 15/04 a 07/07/2025)