Cerca de 120 idosos participaram da atividade promovida pela Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (23/05)
A terceira idade é uma fase da vida na qual a saúde começa a ficar mais frágil naturalmente por causa do processo de envelhecimento. Um dos problemas mais comuns que afetam pessoas dessa faixa etária é a incontinência urinária. Para ajudar a população idosa a se prevenir contra esse problema de saúde, a Prefeitura de Hortolândia promoveu uma palestra sobre o tema. A atividade aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) – Unidade Jardim Amanda, órgão da Secretaria de Governo, na manhã desta sexta-feira (23/05). Participaram da atividade em torno de 120 idosos. A palestra foi ministrada pela equipe do Centro de Reabilitação Física (CRF) Monica Cristina Blanco, unidade especializada da Secretaria de Saúde.
A palestra deu orientações e informações aos idosos sobre como evitar a incontinência urinária. De acordo com a coordenadora do CRF, Kele Neves, o problema consiste na perda involuntária da urina, e acomete principalmente pessoas idosas. Dentre os principais sintomas estão dificuldade em urinar, e em alguns casos, dor. No entanto, pessoas de outras faixas etárias também podem vir a ter o problema.
A coordenadora ressaltou ainda que a incontinência urinária pode provocar constrangimento para idosos, que ficam com vergonha em relatar o problema. Além disso, pode ainda gerar isolamento social e levar à depressão. Em razão disso, a palestra enfatizou a importância dos idosos romperem o preconceito, falarem que estão com o problema e procurarem ajuda médica.
Já a fisioterapeuta do CRF, Luciana Mota, abordou a importância dos idosos levarem uma vida sadia para evitar o problema. A especialista deu dicas e orientações sobre alimentação, atividades e práticas saudáveis. A palestra teve ainda parte prática com demonstração de exercícios físicos que idosos podem fazer em casa para prevenção.
A coordenadora Kele Neves destacou ainda que o CRF é a unidade de saúde especializada do município que oferece reabilitação pélvica. Trata-se de uma modalidade de fisioterapia utilizada para tratamento de várias disfunções, dentre as quais incontinência urinária. Ainda segundo a coordenadora, Hortolândia é um dos poucos municípios da região a oferecer reabilitação pélvica para a população.
