Iniciativa tem o objetivo de manter o caráter inclusivo das celebrações na cidade
A inclusão social em Hortolândia também acontece nos principais eventos realizados na cidade. Com o objetivo de oferecer diversão inclusiva, a Prefeitura de Hortolândia apoia a Festa do Peão 2025, evento particular promovido na semana em que a cidade comemora 34 anos de emancipação. Neste ano, o recinto terá área reservada para PCD (Pessoas com Deficiência), além de rampas que garantirão mais conforto e segurança para quem tem mobilidade reduzida. O espaço ficará localizado próximo dos camarotes.
Além disso, o Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, oferecerá o serviço de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) durante todos os shows no palco principal. A tradução será realizada por três intérpretes que se revezarão durante os dias da festa, com transmissão simultânea em telões.
De acordo com a diretora do departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Quézia Garcia, haverá quatro banheiros químicos adaptados. Na bilheteria, a compra de ingressos poderá ser realizada em caixa exclusivo e, de acordo com a legislação, PCDs têm direito à meia entrada (50% do valor do ingresso) para o setor Pista.
Uma novidade neste ano será a montagem de um estande instagramável, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. No local exclusivo para Pessoas com Deficiência, especialmente decorado, o público poderá fazer fotos e receber orientação sobre como chegar às áreas acessíveis e aos banheiros adaptados, por exemplo.
A Festa do Peão de Hortolândia acontecerá de 16 a 19 de Maio, no recinto localizado à Avenida Emancipação, s/n, Jardim Santa Clara, defronte a empresa EMS Farmacêutica. Além dos shows artísticos, o evento terá, ainda, montarias em touros.