Começa a programação sobre o “Maio Laranja” em Hortolândia

Palestra desta terça-feira (13/05) foi no CRAS Santa Clara do Lago

Mães atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Santa Clara do Lago participaram, na manhã desta terça-feira (13/05), da palestra “A Importância da Família na Proteção das Crianças”. A ação faz parte do debate em torno do “Maio Laranja”, mês de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. O evento integra o calendário de aniversário de Hortolândia.

O tema, abordado pela conselheira tutelar Luiza dos Santos Oliveira, mobilizou 36 mães que são atendidas na unidade, por meio da entrega de fórmula infantil. Na abordagem, elas puderam conhecer um pouco mais sobre o que compete à família e o que cabe a órgãos protetivos do sistema de garantias, como o Conselho Tutelar.

“O Conselho Tutelar é um órgão de garantia dos direitos da criança e do adolescente, entre eles a saúde, a educação, a alimentação e a convivência familiar. Estas são violações que têm crescido e se tornam comuns na sociedade a ponto de, para alguns, passarem despercebidas e até mesmo negligenciadas. Não podemos deixar que a sociedade entenda como algo cultural e suportável isso”, afirmou a conselheira.

Nesta quarta-feira (14/05), o tema a ser discutido será a “Maternidade e os desafios na manutenção da integridade de crianças e adolescentes”. O tema será abordado pela assistente social Clotilde Aparecida dos Santos  Fernandes, no CRAS Jd. Rosolém “Joel Alves Assunção”, localizado na Rua Guido Rosolén, 177, Jd. Rosolém.

De acordo com a assistente social Roseli Salete Braghirolli, gerente da Proteção Social Básica da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a campanha do “Maio Laranja” busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger crianças e adolescentes. 

“Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. O ‘Maio Laranja’ é uma iniciativa que dá visibilidade a este assunto. Teremos palestras e roda de conversa com as famílias que são acompanhadas nos CRAS. Essas ações  buscam orientar e conscientizar a sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirmou a gestora.

Confira abaixo a programação completa:

Quarta-feira (14/05)

Palestra sobre “Maternidade e os desafios na manutenção da integridade de crianças e adolescentes”, com Clotilde Aparecida dos Santos  Fernandes

CRAS Jd. Rosolém “Joel Alves Assunção”, na Rua Guido Rosolén, 177, Jd. Rosolém

Sexta-feira (16/05)

Palestra do “Maio Laranja: Como identificar e prevenir o abuso sexual”, com Cristiane Ramos

CRAS Maria Humilde Antunes (Zuma) – Rua da Amizade, 240 | Jardim Brasil

Quinta-feira (22/05)

Palestra do “Maio Laranja: A importância de denunciar qualquer suspeita de abuso Infantil”, com Lúcia de Carvalho Peixoto

Equipe do CRAS Santa Clara, no Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE) – Rua Bolívia, 290 | Jardim Santa Clara do Lago II

Segunda-feira (26/05)

Palestra sobre “Prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, com Kelly Karoline Amorim Mafra

CRAS Novo Ângulo – Rua Francisco Bereta, 330 | Jardim Novo Ângulo

Quinta-feira (29/05)

Panfletagem  sobre “A importância da infância e adolescência no desenvolvimento infantil”, com a equipe do CRAS Jardim Amanda

 CRAS Jardim Amanda – Avenida Tarsila do Amaral, 540 | Jardim Amanda II