Espaço Viva Mais inaugura Jardim Terapêutico, nesta quarta-feira (14/05)

Ação é a primeira etapa da implantação do Projeto Farmácia Viva em Hortolândia

O Espaço Viva Mais, localizado na rua Pedro Pereira dos Santos, 147, no Jardim Santa Claro do Lago realiza, às 9h desta quarta-feira (14/05), a inauguração do Jardim Terapêutico Querubim. A iniciativa é projeto da Prefeitura de Hortolândia, e tem participação das secretarias de Governo, de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Esta é a primeira etapa, o ponto inicial da construção de uma ‘farmácia viva’. Estão todos convidados para vir ao espaço e participar do começo de um grande projeto”, convida Adriana Franco, diretora do Departamento de Relações Institucionais, responsável pelo Espaço Viva Mais.

FARMÁCIA VIVA

A Farmácia Viva é uma política pública que faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo do projeto é estimular a educação e o conhecimento sobre uso seguro de plantas medicinais, reduzindo o consumo excessivo de medicamentos industrializados. “O projeto-piloto no Espaço Viva Mais será por meio de um espaço terapêutico acessível para todos com sustentabilidade ambiental, usando plantas medicinais plantadas em vasos. Também está dentro do projeto um e-book com indicações de uso e contra indicações das plantas, reuniões e workshops acerca do assunto, além de capacitações de profissionais para integrar o serviço”, explica Adriana.  

De acordo com a Secretaria de Governo, o espaço Jardim Terapêutico Querubim será ampliado para demais órgãos da Prefeitura com novos jardins nas dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara e no Fundo Social de Solidariedade, fazendo parte dos itens distribuídos pela Farmácia Solidária. Além disso, com o avanço do projeto, está em pauta a criação de um Horto Municipal de Plantas Medicinais para destinar plantas aos jardins terapêuticos e, assim, ampliar o acesso da população.