Atividade foi ministrada pela UVZ, órgão da da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (12/05) e na sexta-feira (09/05) para estudantes do Jd. Nova Hortolândia
Por sua idade e condição formativa, as crianças tendem a absorver com maior rapidez conhecimentos novos e multiplicá-los para adultos de seu convívio. É com base nessa premissa que a Prefeitura de Hortolândia inicia a realização de palestras sobre escorpião para alunos da rede municipal de ensino. A atividade começou a ser ministrada na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) João Carlos do Amaral Soares, no Jardim Nova Hortolândia. Os estudantes da escola assistiram a palestra, ministrada por agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, nesta segunda-feira (12/05) e na sexta-feira (09/05). A atividade é feita em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
De acordo com a agente de saneamento da UVZ, Carla Cristina Soares, uma das responsáveis por ministrar a palestra, a atividade tem caráter lúdico. Os agentes ensinam às crianças que tipo de animal é o escorpião, quais seus hábitos, os locais onde vive, dentre outras informações.
Outro aspecto importante mostrado é que os pequeninos devem evitar de se aproximar para tentar capturar um escorpião, a fim de evitar sofrer acidente com o animal. Sempre que virem um animal desse tipo, eles são orientados a entrar em contato com a UVZ.
“O ponto alto da palestra é quando ensinamos as crianças a fazerem em casa, junto com seus pais, famílias e responsáveis, as barreiras mecânicas. Elas ajudam a evitar a entrada de escorpiões nas casas delas”, destaca a agente.
Após a palestra, os professores das turmas que assistiram a palestra irão desenvolver alguma atividade em sala de aula sobre o tema. Além disso, as crianças recebem folhetos explicativos sobre escorpião.
De acordo com a UVZ, a palestra é um projeto novo que vem sendo realizado desde o fim do ano passado. Inicialmente, cinco escolas municipais da região do Jardim Amanda receberam a palestra, entre agosto e setembro de 2024.
A partir de agora, a UVZ pretende apresentar a palestra nas demais escolas da rede municipal de ensino. A atividade será realizada sempre que a agenda do órgão possibilitar, e mediante aval da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. De acordo com a UVZ, Hortolândia registra este ano 108 acidentes com escorpião, nenhum com vítima fatal.
ACIDENTES
Em caso de acidentes com escorpiões ou outros animais peçonhentos, a UVZ informa que o atendimento inicial às vítimas é feito no Hospital Municipal Mario Covas e nas UPAs do município. Os casos são avaliados, e conforme a gravidade, são encaminhados para unidades fora do município.
A UVZ ainda salienta que crianças de até 10 anos de idade que, porventura, tenham sofrido acidente com escorpião são encaminhadas diretamente para o Hospital Estadual de Sumaré (HES).