Passeio ciclístico promovido pela Prefeitura movimentou grupos de diversas faixas etárias
A manhã fria deste domingo de Dia das Mães (11/05) não desanimou os mais de mil inscritos que curtiram a sétima edição do tradicional passeio ciclístico “Vem de Bike”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia com o objetivo de comemorar os 34 anos de Hortolândia, celebrados neste mês, além de promover a mobilidade ativa e a sustentabilidade. A atividade também faz parte do “Maio Amarelo”, campanha internacional de conscientização por um trânsito mais seguro. Antes da largada, os participantes receberam kits oficiais com camisetas, squeeze, além de frutas e água para se manterem hidratados.
“Este evento maravilhoso em um dia especial é um orgulho, em frente ao nosso Paço Municipal e já pensando na comemoração de mais um aniversário da nossa cidade. Agradecemos a todos os presentes e vamos continuar trabalhando em diversas questões, inclusive pelas ciclovias, trazendo o desenvolvimento em todos os aspectos para Hortolândia”, comentou o prefeito Zezé Gomes.
“As ciclovias e as avenidas modernizadas trazem este desenvolvimento inteligente e mostram que em Hortolândia é possível a mobilidade com sustentabilidade. Tudo o que é construído e modernizado, agora e pelos próximos anos, já possui ciclovia. As ciclovias e aumento da malha cicloviária são prioridades na cidade. Mesmo com o frio, podemos ver milhares de ciclistas aproveitando para curtir o passeio, seja em família, com os amigos”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.
Neste ano, a novidade foi o novo percurso, que contou com aproximadamente 5 km. A largada e a chegada aconteceram no Palácio dos Migrantes – Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini, sede da Prefeitura. O traçado contemplou a avenida Panaíno, chegando até o “Superviário”, entrando na rotatória da avenida Sabina Baptista de Camargo e, assim, retornando à sede do Paço Municipal.
“Sou morador de Monte Mor mas sempre busco pedalar em Hortolândia pela qualidade das ciclovias e, também, do espaço que temos. Utilizo a bicicleta no cotidiano, além de ser o esporte que pratico. Vim pela irmã que mora em Hortolândia e sempre acompanha as atividades. Pretendo voltar mais vezes”, explicou o aposentado Décio Irineu, 60 anos, acompanhado de sua irmã Sandra Irineu, aposentada, Jardim Amanda. Os dois completaram o percurso do evento.
DESENVOLVIMENTO DA MALHA CICLOVIÁRIA
A meta da Administração Municipal continua em atingir aproximadamente 100 quilômetros de ciclovia em Hortolândia. Atualmente, a cidade conta com 43 quilômetros de malha cicloviária. Desde 2017, a Prefeitura investe no aumento desse número com os novos viários que foram ou estão em construção, todos com ciclovia.