Espaço cultural da Prefeitura está com a exposição fotográfica “Sagrado”
Está afim de um programa duplo de lazer, neste domingo (11/05)? Então, a dica é visitar o Museu Municipal Estação Jacuba, que abrirá das 8h às 12h. O espaço cultural da Prefeitura de Hortolândia está com a exposição fotográfica “Sagrado”. O museu está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.
A exposição, aberta no dia 25/04, apresenta nove imagens, captadas pela fotógrafa Caroline dos Santos. As fotos retratam cenas de diferentes religiões professadas na cidade. Sob cada foto, há um breve explicativo sobre cada uma das imagens, transcritas também para o Braille. De acordo com a fotógrafa, a proposta da exposição é mostrar as diferentes crenças religiosas e estimular o respeito a elas.
“A exposição apresenta a pluralidade de crenças que há na cidade. Mostrar a sacralidade dessas crenças, e como isso é importante para cada pessoa. Com isso, a proposta é sensibilizar o público sobre o respeito às diferentes crenças”, explica a fotógrafa.
E vale relembrar que na área externa do museu acontecerá o projeto Estação Viola, que terá apresentação da dupla sertaneja As Marcianas. O evento encerra a programação da Semana Cultural deste mês, em comemoração aos 34 anos de emancipação política de Hortolândia.
PRÉDIO HISTÓRICO
O museu ocupa o prédio da antiga Estação Jacuba de trem que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda um acervo de objetos, fotos e materiais antigos, reunidos em várias salas, sobre a história da própria estação e do município. Todo esse material é parte importante do patrimônio histórico-cultural da cidade.
O museu fica ao lado da via férrea. Durante a visita, o público poderá ter a sorte de ver o trem passar e registrar o momento com fotos, selfies e vídeos. Por medida de segurança, a equipe do museu orienta os visitantes a não ultrapassar a grade que cerca a plataforma externa para tirar fotos ou gravar vídeos na hora da passagem do trem.
O museu ainda oferece atrativos tecnológicos. Um deles é a câmera de monitoramento de trens que passam na via férrea. A câmera, do modelo 360º, funciona 24 horas. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado em maio de 2022. Para que os visitantes possam fazer fotos, selfies e vídeos, o centro conta com Wi-Fi, disponibilizado pelo grupo Railcam Brasil.
Após o passeio, o público pode ainda descansar e usufruir a área externa do centro. No local há árvores frutíferas, duas mangueiras e uma caramboleira, que oferecem sombras acolhedoras, principalmente nos dias de sol forte.